III Semana Acadêmica de Agronomia (convênio IFRS/UERGS) discutiu temas relevantes para o desenvolvimento da região

Promovida pelos estudantes do curso, a III Semana Acadêmica de Agronomia (convênio IFRS/UERGS) do Campus Vacaria discutiu os mais variados temas relacionados à profissão do agrônomo. De 07 a 09 de novembro, os participantes puderam assistir a palestras e participar de uma tarde de campo, atividades que tiveram por objetivo agregar conhecimentos a respeito da formação na área e promover questionamentos que pudessem diversificar o aprendizado dos acadêmicos.

Durante a solenidade de abertura do evento, estiveram presentes representantes das instituições envolvidas no convênio. Para a coordenadora do curso no IFRS, Tatiane Oliveira, a Semana Acadêmica se constitui como uma experiência relevante no aprendizado dos estudantes, principalmente quanto à gestão. A professora Bruna Bento Drawanz, a qual representou a coordenadora do curso na UERGS, Fabiana Fonseca, destacou, em sua fala, a importância do evento para a comunidade. O diretor de Ensino do Campus, Adair Adams, discorreu sobre a importância da cooperação entre o IFRS e a UERGS, já que as duas instituições “tem esse desafio de potencializar o desenvolvimento a partir dos arranjos produtivos locais” . Segundo ele, a interlocução entre a academia e a experiência tem potencial de “alavancar um conhecimento poderoso: qualificar aquilo que já está sendo pensado em termos de desenvolvimento regional, aquilo que são os arranjos existentes, e, um segundo ponto, criar novos, criar novos arranjos produtivos”.

A III Semana Acadêmica trouxe profissionais de referências nas mais diversas áreas de atuação, tanto na pesquisa, quanto no mercado. Os temas discutidos e os ministrantes responsáveis foram, respectivamente: Nutrição de Plantas – Gilmar Natchigal; Pecuária de Corte (Visão Genética e Nutricional) – João Ernani Duarte; Receituário Agronômico – Adalecio Kovaleski; Manejo de Solos (Nutrição de Plantas e Fertilidade) – Álvaro Luiz Mafra; Forragicultura (Fundamentos do Planejamento Forrageiro) – Leandro de Conto; Bases Fisiológicas para Alta Produtividade da Soja – Osmar Rodrigues; Máquinas Agrícolas – representante da Sotrima Agrícola; Fitossanidade – Rafael Negretti; Raleio da Cultura da Macieira – Andreia Rufatto; Manejo e condução do Pessegueiro – Gilberto Putti; Ponto de Abastecimento de Agrotóxicos – com representante da EMATER/RS de Vacaria.