Início do conteúdo

IFRS recebeu mais um encontro sobre Defesa Civil


Ocorreu na última quinta-feira, dia 11/04, no auditório do IFRS, encontro do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil. Palestraram na atividade o senhor Fernando Cechinato Maciel, advogado e Especialista em Meio Ambiente e a senhora Marli Borsoi, representante do CRBio, os quais trataram sobre o tema “Estudo dos Desastres – Conceitos e Classificação”. Este assunto, ligado à análise e ao mapeamento dos riscos de desastres, envolve ameaças climáticas e tecnológicas na comunidade, seus efeitos, analisando o local, suas ocorrências e a vulnerabilidade do mesmo, bem como as medidas preventivas para reduzir ou evitar desastres. A Capacitação Básica em Proteção e Defesa Civil, é promovida em uma parceria entre a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vacaria (PDC Vacaria), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Vacaria e o Conselho Regional de Biologia (CRBio) da 3ª Região.

 

Representatividade

A atividade contou com a participação de diversas instituições, incluindo integrantes de outros municípios. Além das entidades já citadas anteriormente, integram o Conselho: dos setores de Proteção e Defesa Civil (PDC) das cidades de Feliz e Vale Real; dos Agentes Voluntários de Defesa Civil de Vacaria (ADVC); da Polícia Rodoviária Federal (PRF); do 10º Batalhão da Polícia Militar de Vacaria; do Corpo de Bombeiros de Vacaria; das Secretarias Municipais de Planejamento e Gestão e Finanças; da Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Vacaria; da Universidade de Caxias do Sul (UCS); da Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Vacaria (CIC); além da União das Associações de Moradores de Vacaria (UAMVA).

Os demais encontros também ocorrerão no Campus. As próximas datas e temas da capacitação (os quais iniciam sempre a partir das 14h) serão, respectivamente:

* 25/04 – Estudo dos Desastres – Conceitos e Classificação;

* 09 e 23/05 – Implantação e Operacionalização de um Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil;

* 06/06 – Seminário;

 

O papel da Proteção e Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), criada em 2002, tem como uma de suas principais finalidades coordenar, em nível municipal, todas as ações de Defesa Civil, nos períodos de normalidade e anormalidade, o que abrange: ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas. Além disso, tem como papel evitar ou minimizar os desastres, preservando o moral da população, restabelecendo a normalidade social, garantindo o direito natural à vida e a incolumidade pública.

Contatos

* Endereço: Marco Aurélio, 415 – Petrópolis

*Telefone: 3231-6414

* E-mail: [email protected]

Fim do conteúdo