IFRS receberá recursos para finalizar obras e realizar reforma

Três obras em andamento e uma reforma poderão ser concluídas em campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Serão destinados R$ 4,5 milhões de recursos de investimento do Ministério da Educação (MEC) para: a conclusão do bloco acadêmico do Campus Canoas; a finalização do prédio dos laboratórios de Mecânica e de Eletrotécnica do Campus Ibirubá; e a aquisição de nove elevadores para garantir a acessibilidade em prédios dos campi Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas (dois elevadores), Ibirubá, Rio Grande, Rolante, Vacaria e Veranópolis. Outros R$ 123 mil foram liberados para a reforma do telhado da cantina do Campus Bento Gonçalves, esses com recursos de custeio.

O IFRS requereu os valores à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC em reunião realizada no dia 21 de março de 2018, em Brasília. Participaram do encontro o reitor substituto do IFRS, José Eli Santos dos Santos; a pró-reitora de administração, Tatiana Weber; a diretora-geral do Campus Ibirubá, Migacir Trindade Duarte Flôres. Pela Setec, estavam presentes o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Romero Portella Raposo Filho; e o coordenador-geral de Infraestrutura e Inovação da Rede Federal, Daniel Ferraz de Godoy.

O reitor substituto do Instituto, José Eli Santos dos Santos, explica que essas demandas foram definidas em reunião do Colégio de Dirigentes (composto pelo reitor, pró-reitores e diretores-gerais de campi) e atendem aos critérios determinados pela Setec como prioridades. Ainda estão em negociação a compra de mobiliário, computadores e outros equipamentos para todos os campi e a concretização da unidade urbana do Campus Sertão, que demandarão R$ 3,4 milhões de investimento; além da reforma da cobertura do Campus Porto Alegre, ao custo de R$ 500 mil em recursos de custeio. “Esta liberação vai possibilitar o atendimento qualificado a mais de 13 mil alunos do IFRS e ainda existe a possibilidade de se conseguir um novo aporte visando atender as demais demandas. ”

Em Ibirubá, as obras do prédio que terá em torno de 3 mil metros quadrados, para abrigar salas de aula e laboratórios, estão 80% concluídas, mas foram paralisadas em abril de 2017 por falta de recursos. “A finalização é essencial para o ingresso de novas turmas em cursos que já estão em andamento e também para a melhoria da infraestrutura do campus”, comemora a diretora Migacir. Segundo ela, a previsão de conclusão das obras é de seis meses após a assinatura do contrato.

Sobre o orçamento de investimento

Até o ano de 2015, os recursos de investimentos destinados à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica eram liberados no orçamento próprio das instituições. Nos anos de 2016 e 2017, apenas parte dos valores estavam no orçamento das instituições e o restante ficou retido no MEC. No ano de 2018, todo o investimento foi retido na Setec/MEC, que estabeleceu a seguinte ordem de prioridades para o atendimento de demandas das instituições: obras em andamento, equipamentos para obras recém-concluídas e obras paralisadas. Para requerer os recursos, as instituições precisam apresentar e justificar as demandas para a Setec.