Solenidade de posse marca início da gestão 2024 -2028 no IFRS

Nesta quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou o ato simbólico de recondução do reitor Júlio Xandro Heck. Na mesma solenidade, ocorreu a apresentação oficial do grupo de  pró-reitores para o período 2024 – 2028 e a posse dos diretores-gerais dos 17 campi eleitos pela comunidade acadêmica em 2023, entre eles o diretor-geral do campus Vacaria, Adair Adams. Durante a solenidade esteve presente o diretor-geral na gestão 2020 – 2024, professor Gilberto Luíz Putti, que recebeu moção de agradecimento pelos serviços prestados. O evento foi realizado no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves.

No dia 05 de março o IFRS – campus Vacaria realizará a apresentação da equipe de gestão local para a comunidade, na sede campestre do Sindicato dos Municipários de Vacaria (SIMVA), às 19h. Após este evento, será realizada a aula inaugural do ano, na qual será realizada a palestra “Humanos e máquinas: desafios para educação”, com Gabriel Goldmeier, professor visitante do IFRS – Campus Canoas.

O momento consolida a escolha democrática e paritária de estudantes, professores e técnicos administrativos, que participaram das eleições institucionais realizadas em outubro do ano de 2023. O termo simbólico de posse do reitor reeleito foi entregue pelo conselheiro decano (que possui mais tempo na instituição) do Conselho Superior, Alexandre Machado, professor do Campus Rio Grande. Júlio Heck foi eleito para o terceiro mandato consecutivo como reitor e está à frente da gestão do IFRS desde 2018. A posse oficial ocorrerá em Brasília em data a ser divulgada.

Créditos: Departamento de Comunicação da Reitoria

Chegadas e despedidas

Para registrar o início da nova gestão nos campi, assinaram o termo de posse os diretores-gerais: Ademilde Irene Petzold Prado  (Campus Alvorada), Rodrigo Otávio Câmara Monteiro (Campus Bento Gonçalves), Patrícia Nogueira Hübler (Campus Canoas), Jeferson Luiz Fachinetto (Campus Caxias do Sul), Sidnei Dal’Agnol (Campus Erechim), Leandro Lumbier (Campus Farroupilha), Marcelo Lima Calixto (Campus Feliz), Sandra Rejane Zorzo Peringer (Campus Ibirubá), Márcio Telles Portal (Campus Osório), Sérgio Wesner Viana (Campus Porto Alegre), Rudinei Müller (Campus Restinga), Carlos Fernandes Junior (Campus Rio Grande), Letícia Martins de Martins (Campus Rolante), Clever Variani (Campus Sertão), Adair Adams (Campus Vacaria), Amir Tauille (Campus Veranópolis) e Maíra Baé Baladão Vieira (Campus Viamão).

Na sequência, os diretores-gerais que deixaram os cargos foram homenageados, com a entrega de uma moção de agradecimento do IFRS pela dedicação durante os quatro anos. Estavam presentes Alexandre Machado (Campus Rio Grande), Cláudia Dias Zettermann (Campus Rolante) e Gilberto Luíz Putti (Campus Vacaria). Também se despedem da gestão e receberão a moção: Eduardo Predebom (Campus Erechim), Fabrício Sobrosa Affeldt (Campus Porto Alegre), Odair José Spenthof (Campus Sertão) e Daniel De Carli (Campus Veranópolis).

Os pró-reitores e adjuntos que passam a compor a equipe de gestão junto à Reitoria foram apresentados: Pró-Reitoria de Administração (Proad) – Tatiana Weber e Rafael Kirchhof Ferret;  Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodi) – Lucas Coradini e Liziane Garcia Torchelsen; Pró-reitoria de Ensino (Proen) – Fábio Azambuja Marçal e Larissa Brandelli Bucco; Pró-reitoria de Extensão (Proex) – Marlova Benedetti (Campus Bento Gonçalves) e Elizete Cristina Dos Santos; Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi) – Flávia Twardowski e Erik Schüler.

O momento marcou ainda a despedida dos professores Amilton de Moura Figueiredo e Eduardo Girotto dos cargos de pró-reitores de Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, respectivamente. Os adjuntos Márcio Cristiano dos Santos (Proad), Daiane Toigo Trentin (Proex), Marilia Bonzanini Bossle (Proppi) e Letícia Martins de Martins (Prodi) também terminaram seus mandatos e receberam uma moção de agradecimento.

Sobre o diretor-geral

Com 43 anos, Adair atua no magistério há 15. Graduado em Filosofia, Sociologia e Psicologia (UNIJUÍ), mestre em Filosofia (PUCRS), Doutor em Educação nas Ciências (UNIJUÍ) e pós-doutorado em Educação e Novas Tecnologias (UNICRUZ). Além de ser professor no Campus Vacaria desde 2016, atuou na Direção de Ensino desde 2017 até assumir a direção geral.

A equipe da gestão é composta por:

• Chefia de Gabinete, Francyelle Andréia Barbieri;
  • Diretoria de Administração e Planejamento, Gisele Boechel;
  • Coordenação de Desenvolvimento Institucional, Marcelo Maraschin de Souza;
  • Diretoria de Ensino, Ana Paula de Souza Fortaleza Pardo;
  • Coordenação de Ensino, Flávia Zanatta;
  • Coordenação de Extensão, Tatiane de Fátima Brandão Oliveira;
  • Coordenação de Pesquisa e Inovação,  Raquel Folmer Corrêa;
  • Coordenadoria de Gestão de Pessoas, André Geremias Bertelli.