IFRS conquista a primeira colocação entre os Institutos Federais do Brasil

Instituto tem o maior Índice Geral de Cursos (IGC) entre os 38 IFs. O indicador de qualidade da educação foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e mostra um desempenho crescente do IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou a maior nota no Índice Geral de Cursos (IGC) entre os 38 Institutos Federais do país. O IGC é um indicador de qualidade da educação, avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os dados foram divulgados em 02 de abril de 2024.

O desempenho da instituição vem melhorando a cada ano. O IFRS figura na faixa 4 do índice, que é medido em escala de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação. Obteve a nota 3,3878 (IGC contínuo). Os dados referem-se ao ano de 2022.

Em relação aos anos anteriores, a instituição registra um crescimento. O IFRS estava em segundo lugar entre os IFs no IGC divulgado em 2023, com nota 3,285 (dados referentes a 2021). Na outra edição, de 2019 (durante a pandemia não houve acompanhamento), figurou na quarta posição, com IGC contínuo 3,266.

O cálculo do Índice Geral de Cursos inclui a média de desempenho de cursos de graduação nos últimos três anos combinada com conceitos de programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Considerando apenas o Conceito Médio de Graduação, o IFRS também foi o melhor entre os IFs, com nota 3,2918. Esse dado é referente ao triênio e resulta da média dos Conceitos Preliminares (CPC) dos cursos avaliados.

Dedicação e comprometimento institucional

O reitor, Júlio Xandro Heck, atribui essa conquista ao empenho e à busca por melhoria contínua ao longo dos anos. “Chegarmos ao maior IGC entre todos os IFs do Brasil é resultado de um trabalho intenso, coordenado e organizado que acontece há muitos anos e que agora se materializa nisso. É fruto de investimentos em políticas e ações de ensino, pesquisa e extensão!  Mas, principalmente, é resultado da dedicação e do comprometimento das gestões institucionais e dos nossos servidores, em todas as unidades!”

Conceito de 12 cursos de graduação do IFRS também é divulgado

Os CPCs referentes ao ano de 2022 também foram anunciados em 02 de abril pelo Inep. O indicador considera o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação no Enade, a infraestrutura e os recursos didáticos do curso, o número de alunos matriculados e o corpo docente por meio de sua titulação e regime de trabalho.

O IFRS teve 12 cursos com o Conceito Preliminar divulgado (veja abaixo os resultados).

Confira o Conceito Preliminar dos cursos do IFRS avaliados em 2022 pelo Inep:

Tecnologia em Marketing – Campus Erechim – CPC 4

Tecnologia em Design de Moda – Campus  Erechim – CPC 4