I Mostra de Estágio da Educação Infantil reúne educadores e estudantes

Na última terça-feira, 06 de dezembro, foi realizada no IFRS – campus Vacaria a I Mostra de Estágio da Educação Infantil do curso de Licenciatura em Pedagogia, que teve por objetivo reunir educadores e estudantes interessados em refletir sobre o estágio na Educação Infantil por meio  da apresentação de parte do trabalho realizado pelos discentes. Os participantes também puderam apreciar algumas das produções  de autoria das crianças a partir das propostas pedagógicas dos(as) estagiários(as).

Durante a Mostra, os discentes compartilharam com o público os desafios e conquistas mais marcantes durante o período do estágio. Diversos participantes ressaltaram que os momentos de trabalho com as crianças reafirmaram suas vontades em seguir com o curso de Licenciatura em Pedagogia. Foi o caso de Martha da Conceição Sousa (na 1ª foto abaixo), que relatou aos presentes sua alegria em concretizar o trabalho. Apesar de questões de saúde que impediam sua plena locomoção, a licencianda disse estar convicta de que enfrentaria os desafios para concluir seu estágio, e acrescentou que isso não seria possível sem a colaboração dos colegas, de forma a emocionar integrantes do público que assistiam à apresentação.

Apresentaram os relatórios de estágio os seguintes discentes:

• Edilce de Fátima Boeira Camargo
  • Karoline Nunes de Oliveira
  • Luca Luz de Lima
  • Maristela de Fatima Barboza
  • Martha da Conceição Sousa
  • Queren da Silva Paula
  • Renata Serpa Soares
  • Silmara de Andrade Rodrigues
  • Volmir Boeira Tessaro

Representando a comunidade externa, estiveram presentes no evento Josimeri Telles Basso, da Escola de Educação Infantil Erlina Portela Gervino, e Liliane do Amaral, do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio. Também participaram servidores, alunos de licenciatura do IFRS e familiares de estudantes. Todos os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia estavam presentes: Adriana Ferreira Boeira (coordenadora), Adair Adams, Raquel Folmer Corrêa, Laura Cristina Noal Madalozzo, Cristian Pio Ávila, Itaise Moretti de Lima e Shana Siqueira Bragaglia Machado. A comissão organizadora da atividade foi composta pelas professoras orientadoras do Estágio, Adriana, Itaíse e Shana, bem como os estudantes da turma 2019, primeira a ingressar no curso e consequentemente realizar o Estágio na Educação Infantil.

Lançamento de livro

Durante a atividade foi lançado o quinto volume do livro “Compartilhando Saberes e Experiências Docentes”, baseado em 17 experiências de 28 professores da região. A obra foi apresentada pelo professor Adair Adams (coordenador do projeto de extensão Compartilhando Saberes Docentes), além dos bolsistas Volmir Boeira Tessaro e Renata Serpa Soares, estudantes da Licenciatura em Pedagogia. De acordo com Volmir, o livro é uma forma “de colocar a nossa voz, a nossa vez”, evidenciando as particularidades (desafios e potencialidades) do contexto da docência nos Campos de Cima da Serra. Além dos participantes já destacados, integrou a organização da obra o estudante Teófilo Lemos de Almeida, do curso técnico em Multimídia.

O livro está disponível para download de forma gratuita no site da editora, no link:

Saiba mais sobre o projeto

O projeto de extensão Compartilhando Saberes Docentes tem por meta criar espaços-tempos de diálogo que manifestam os mundos vividos nas escolas. Conta com fomento interno para bolsistas e auxílio para ações de extensão. Além do livro apresentado na Mostra, foram organizadas ações de leituras em grupo de obras da educação, formação em escolas da rede municipal de educação e início da construção de um observatório de educação dos Campos de Cima da Serra.