História do Movimento Negro de Vacaria será tema de atividade no dia 18/11

O projeto de extensão “Vivências, história, cultura e arte dos territórios negros em Vacaria” promove, no dia 18/11, às 20h30, roda virtual de conversa sobre o tema “O Movimento Negro Unificado em Vacaria”, com Aline Ribeiro dos Santos, Gina Gregório Freire e Vantuir Gregório Freire. Os interessados em participar devem se inscrever através do formulário do link: https://forms.gle/y5i4LkD1i8YxHB5cA

Durante a atividade serão discutidas as questões raciais que levaram à criação do Clube União da Glória, bem como as convergências desta história com o Grupo de Coalizão Negra (GCN) e Movimento Negro Unificado (MNU).

A atividade será realizada através da plataforma Google Meet e o link para a sala será enviado aos inscritos através de mensagem de e-mail no dia do evento. Também haverá transmissão pelo youtube, através do canal NAAf IFRS Campus Vacaria.

Sobre os convidados

Gina Gregório Freire é bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), em seu currículo ressaltam-se os cursos “Saúde da População Negra no RS” (através da Secretaria Estadual da Saúde do RS) e “Enfrentamento a violência da População Negra no RS” (promovido pela Secretaria Estadual da Saúde do RS e a Coordenadoria Estadual da Saúde da População Negra).

Vantuir é servidor público municipal da Câmara de Vereadores, tecnólogo em Fruticultura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e acadêmico do último semestre do curso de Direito pela UCS.

Aline é oficial substituta do Cartório de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas de Vacaria.

Todos os convidados foram vinculados ao Movimento Negro Unificado entre as décadas de 1990 e 2000.

Sobre o projeto

O projeto de extensão “Vivências, história, cultura e arte dos territórios negros em Vacaria” pretende fomentar o resgate e compartilhamento das contribuições históricas do povo negro em diferentes aspectos para o município de Vacaria (e região), além de buscar destacar as manifestações afro-brasileiras desenvolvidas na atualidade.