Febrace recebe inscrições para a mostra de projetos nas etapas on-line e presencial

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) está com inscrições abertas para a 22ª edição da mostra de projetos, com etapas de participação on-line e presencial. Os projetos devem ser submetidos até 18 de outubro de 2023 pela plataforma minha Febrace.

Podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou técnico de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os estudantes devem ter no máximo 20 anos. Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Na primeira etapa de seleção serão selecionados cerca de 500 projetos para participarem da apresentação e avaliação ao vivo via plataforma Zoom. A partir dessa avaliação, 200 projetos finalistas vão participar, em março de 2024, na Mostra Presencial de Projetos, na Universidade de São Paulo (USP), Campus Butantã. Os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Durante a Mostra Presencial, os projetos finalistas serão avaliados, e identificados os primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria – esses contemplados com troféus, medalhas e certificados, na cerimônia de premiação prevista para o dia 22 de março de 2024. Instituições públicas e privadas também oferecerão prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em outras feiras nacionais e internacionais. Serão ainda selecionados nove projetos, cujos autores irão representar o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (International Science and Engineering Fair), que será realizada no mês de maio de 2024 nos EUA.

Sobre a Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil, despertando novas vocações em ciências e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.

Desde 2003 realiza uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos, na USP, que reúne estudantes de todo o Brasil. Todos os anos mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona finalistas para competições internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a Steam – Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Sobre o LSI-TEC

A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da USP e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo.

Matéria Comunicação da Febrace