Estude no IFRS: vem aí o Processo Seletivo de estudantes 2023/1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) vai ofertar em torno de 5.400 vagas em mais de 150 cursos gratuitos. O início das aulas será no primeiro semestre de 2023. As possibilidades são para os 17 campi. No campus Vacaria, os cursos com seleção de vagas neste semestre serão:

Bacharelado em Agronomia

Turnos: Manhã, Tarde

Tempo mínimo do curso: 05 (cinco) anos (ou dez semestres)

Bacharelado em Sistemas de Informação

Turno: Noite

Tempo mínimo do curso: 04 (quatro) anos (ou oito semestres)

Licenciatura em Ciências Biológicas

Turno: Noite

Tempo mínimo do curso: 04 (quatro) anos (ou oito semestres)

Tecnologia em Processos Gerenciais

Turno: Noite

Tempo mínimo do curso: 2 (dois) anos e seis meses (5 semestres)

Técnico em Agropecuária

Modalidade: Integrado ao Ensino Médio

Requisito: ter concluído o Ensino Fundamental

Turno: Tarde

Tempo mínimo do curso: 04 (quatro) anos

Técnico em Multimídia

Modalidade: Integrado ao Ensino Médio

Requisito: ter concluído o Ensino Fundamental

Turno: Tarde

Tempo mínimo do curso: 04 (quatro) anos

Observação: o curso técnico subsequente em Agropecuária e o curso de licenciatura em Pedagogia do campus Vacaria deverão ter oferta de vagas no 2º semestre de 2023.

Para estudar no IFRS é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Os cursos do IFRS são de graça, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa. Os candidatos que necessitarem poderão pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa) no período de 19 a 27 de setembro. Saiba mais:

Quem tem o ensino fundamental completo pode fazer o ensino médio com um curso técnico integrado no IFRS (dá a formação de nível médio e técnica profissionalizante). A seleção para esses tipos de curso será, no campus Vacaria por uma prova e a inscrição terá o custo de   R$ 40,00 (por prova).

Aqueles que têm ensino médio completo podem optar por um curso técnico subsequente ao ensino médio para ter uma formação técnica ou por uma graduação, para uma formação superior. A seleção para ingresso de estudantes será por prova ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem – poderá ser usada a nota desde o ano de 2017 até a atual), com taxa de inscrição de R$ 40,00 para os técnicos subsequentes e de 60,00 para os superiores.

Como participar do Processo Seletivo 2023/01:

Os documentos com as informações sobre a seleção (editais) serão divulgados a partir de setembro de 2022. O primeiro será publicado no dia 19 de setembro e é destinado aos candidatos que necessitam de inscrição gratuita no Processo Seletivo.

📌Datas principais do próximo processo de ingresso de estudantes:

Publicação do edital com informações sobre como pedir inscrição gratuita (isenção da taxa) – 19 de setembro de 2022

Envio dos pedidos de inscrição gratuita – de 19 a 27 de setembro de 2022

Publicação do edital com informações detalhadas sobre a seleção de estudantes – 03 de outubro de 2022

Período de inscrições para a seleção – 03 a 24 de outubro  de 2022

Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 04 de dezembro de 2022

📍 Para acompanhar as novidades deste processo de seleção acesse com frequência o site ingresso.ifrs.edu.br.

⚠️ Os cursos técnicos e superiores do IFRS são presenciais.