Estudantes poderão aumentar a carga horária no segundo ciclo de APNPs

Alguns estudantes do IFRS que realizam as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) poderão optar por um aumento da carga horária no segundo ciclo de atividades, o qual será ofertado a partir de 18 de janeiro em todos os campi. Essa possibilidade foi aprovada pelo Conselho Superior da instituição nesta terça-feira, 15 de dezembro, em reunião realizada por webconferência. O Consup aprovou inclusões no Regulamento das APNPs, publicado na Resolução 38/2020.

O objetivo é atender estudantes formandos do ensino médio integrado; alunos que não realizaram o primeiro ciclo de APNP e agora poderão recuperar essa carga horária do primeiro ciclo ao mesmo tempo em que cursam o segundo ciclo; e estudantes em progressão parcial, para que façam dependências paralelamente ao segundo ciclo.

O aumento de carga horária é opcional aos estudantes e deverá observar as seguintes regras: a carga horária de APNPs não poderá ultrapassar o limite de 40h semanais; o aumento de carga horária deve limitar-se a até 40% da carga horária diária original do curso.

A proposta de alteração da Resolução nº 38/2020 foi elaborada pela Pró-reitoria de ensino (Proen) para atender aos estudantes formandos do ensino médio integrado, e enviada ao Consup pela presidência do Conselho. No Conselho Superior, a possibilidade foi ampliada a estudantes que se enquadram nos demais casos citados e vão cursar o segundo ciclo de APNPs.

Clique aqui para assistir à integra da reunião do Consup