Estudantes do Campus Vacaria conquistam prêmios em competição de programação

Estudantes do Campus Vacaria conquistaram neste ano três troféus de primeiro lugar no IF Code, competição de programação entre estudantes, organizada em 2018 pelos campi IFRS – Vacaria, IFRS – Feliz e IFSUL – Sapucaia do Sul. A última vitória veio através da modalidade Maratona, no IFSul, na qual a equipe que resolvesse o maior número de problemas desafiadores de programação em diferentes níveis de dificuldade, em um menor tempo, sairia vencedora. A referida etapa ocorreu dia 26 de outubro e contou com a participação de 15 alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Multimídia e Agropecuária, divididos em cinco equipes.

Em dois anos de competição as equipes do Campus tiveram diversos destaques. Em 2018, foram dois troféus em Maratonas, um troféu em Hackathon (modalidade de programação em regime intensivo, que busca soluções tecnológicas para uma determinada temática escolhida pela organização do IF Code), e, em Feliz, um segundo lugar. Em 2017 houve também um primeiro lugar em Maratona, em Sapucaia, e um segundo lugar em Charqueadas.

Os desafios de programação podem ser ótimas oportunidades para estudantes pois atraem a atenção de empresas relacionadas à área ou que tenham alguma necessidade na questão da programação. O discente Eduardo Chedid Padilha Ribeiro avalia que essas competições “trazem uma notoriedade tanto para o Instituto quanto para os estudantes e, claro, para o aprendizado que a gente tem”. “Além de ser um treino para as competições maiores é algo que nos motiva a buscar mais nessa área e já é um bônus no nosso currículo depois”, acrescenta.