Início do conteúdo

[Inscrições Prorrogadas] Estudante, inscreva-se no Desafio Criativo!


O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) está lançando um convite para os estudantes: Que tal colocar a criatividade para funcionar em busca de soluções para o enfrentamento da Covid-19? Com esse objetivo foi lançado o III Desafio Criativo da instituição. As inscrições foram prorrogadas até terça-feira, 12 de maio de 2020, em link disponível no Edital Nº 29/2020 (clique aqui para ler). A atividade, totalmente virtual, ocorrerá de 13 a 27 de maio.

 

Atenção para as dicas

 

O desafio começa na inscrição: serão selecionados 35 participantes, entre estudantes de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação de todos os campi.

> Leia com atenção o Edital nº 29/2020, que detalha a atividade (esse passo é essencial);

> “Por que eu quero participar do Desafio Criativo do IFRS: COVID-19?” – responda a pergunta através de uma das seguintes opções: gravação de (1) vídeo, (2) áudio – com no máximo um minuto – ou ainda a escrita de um texto de até uma página;

> Depois, é só se inscrever no formulário eletrônico indicado no edital, até 12 de maio de 2020, anexando o arquivo no formulário.

A lista de selecionados será divulgada no dia 10 de maio de 2020 no site do IFRS.

 

Como vai funcionar?

 

Os participantes serão divididos em equipes. Durante os dias do evento (13 a 27 de maio), os grupos vão acessar as plataformas digitais sugeridas e cada um definirá um desafio dentro das temáticas indicadas, relacionadas a soluções para a emergência em saúde com o novo coronavírus.

As equipes contarão com a orientação de servidores do IFRS e de profissionais ligados às temáticas do evento. Por fim, os participantes deverão apresentar as soluções propostas. Todos receberão certificado de participação de 60h pelas atividades desenvolvidas.

 

Servidores podem atuar como mentores e especialistas

 

O que é necessário para isso? Dedicar um pouco de tempo e conhecimento. A participação de cada servidor é voluntária e cadastrada mediante preenchimento de  formulário. Nessa categoria também há certificado. Estima-se que sejam necessárias em média duas horas diárias de dedicação.

Serão trabalhadas as seguintes áreas temáticas: (1) resiliência econômica e continuidade dos negócios, (2) saúde e bem estar, (3) conscientização em saúde pública e (4) educação.

Saiba mais sobre as possibilidades de atuação:

– Como especialista: para quem deseja apoiar e assessorar as equipes dentro da sua área de conhecimento, independentemente da área de formação. Todas as áreas de conhecimento podem ser úteis às equipes e são bem-vindas. Podem candidatar-se servidores do IFRS e de outras organizações.

– Como mentor: para quem deseja apoiar motivando as equipes a alcançarem os objetivos do Desafio, guiando os estudantes a seguirem a metodologia proposta. Os mentores auxiliam os estudantes a não perderem o foco na realização das tarefas. Podem candidatar-se servidores do IFRS de qualquer de área de formação.

 

Fim do conteúdo