Estudante do IFRS Vacaria é premiado em maior evento de jovens pesquisadores da América Latina

A participação do estudante do quarto ano do curso técnico em Multimídia integrado ao ensino médio Vicenti Ciotta Lima, do IFRS Campus Vacaria, na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) foi especialmente marcante: além de ser a primeira vez em que o discente apresentou um projeto em uma feira de nível internacional, foi a primeira vez em que o campus esteve representado na Mostra e a experiência já resultou em premiação: 4º lugar na categoria “PREMIAÇÃO MOSTRATEC POR ÁREA/HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS”, em cerimônia ocorrida no dia 27/10, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.

Vicenti explica que despertou para a pesquisa a partir da disciplina “Projeto de Formação e Integração”. “É uma matéria que tem todos os anos com o objetivo de fazer projetos de pesquisa, então é justamente nesse momento que a gente pode pesquisar sobre o que quiser. Comecei a me interessar em razão dessa disciplina. Iniciei pesquisando sobre redes sociais e neste ano sou bolsista com o projeto ‘Controvérsias sociotécnicas em sala de aula: sentidos sobre inteligência artificial’, orientado pela professora Raquel Folmer Corrêa”.

O próximo passo de Vicenti na área é ir para o Salão do IFRS, em novembro, em Bento Gonçalves, “a expectativa está alta desde o ano passado, porque pelo que meus colegas falam é uma oportunidade e experiência única, estou esperando muito”, finaliza.

IFRS na Mostratec

Pela primeira vez com um estande na Mostratec, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) divulgou os cursos e apresentou projetos que chamaram a atenção dos visitantes do evento. A Mostratec ocorreu na Fenac, em Novo Hamburgo, e esteve aberta ao público de 24 a 26 de outubro de 2023.

Mais uma vez estudantes da instituição tiveram projetos finalistas: foram 12 trabalhos dos campi Bento Gonçalves, Feliz, Osório, Rolante e Vacaria nesta 38ª edição da mostra.  O IFRS teve também um projeto expondo como startup, o Revisão Online, do Campus Canoas.

Sobre a Mostratec

Realizada de 24 a 26 de outubro de 2023, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, teve apresentação de 785 projetos de estudantes de ensino médio, técnico e fundamental e da educação infantil, de 424 escolas públicas e 251 escolas privadas. Teve representantes de 15 países e 22 estados, além do Distrito Federal. A estimativa da organização é de que passaram pela feira cerca de 40 mil pessoas, inclusive de outros países e estados brasileiros.

Organizada pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, é um dos maiores eventos de ciência e tecnologia da América Latina. Além da Mostra, ocorreram também a Mostratec Júnior, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), e o Desafio de Robótica Mostratec Atto.

Com informações e registros do Departamento de Comunicação do IFRS (Reitoria)