Início do conteúdo

Editais de fomento e bolsas do IFRS para projetos de Ensino, Pesquisa ou Extensão estão publicados


O ano de 2022 promete ser produtivo para a comunidade do IFRS. Editais de fomento e bolsas de Pesquisa, Ensino e Extensão já estão publicados. Técnicos-administrativos e docentes já podem propor ações, confira:

Edital de Fomento Interno para Projetos Pesquisa

Publicado na sexta -feira, 21 de janeiro de 2022. O Edital 12/2022 Fomento Interno para Projetos de Pesquisa, tem por objetivo  promover o desenvolvimento do Programa de Fomento à Pesquisa e à Inovação do IFRS. Poderão solicitar fomento interno, no âmbito deste edital, Projetos de Pesquisa, Inovação e Projetos de Habitats de Inovação e Empreendedorismo, podendo envolver parcerias intercampi e/ou com instituições externas, nacionais ou internacionais de setores públicos, privados e não governamentais. Os interessados poderão submeter suas propostas até 14 de março de 2022. Informações completas no Edital e seus anexos, acesse.

Confira alguns destaques sobre o Fomento Interno 

O Edital do fomento interno para projetos de Pesquisa e Inovação sofreu alterações se comparado aos anos anteriores. Confira abaixo:

1. Unificação dos editais de fomento para projetos de pesquisa e inovação e projetos de habitats de inovação e empreendedorismo, o que dispensa o lançamento de editais complementares pelos campi do IFRS;

2. Poderão solicitar fomento interno, no âmbito do edital, Projetos de Pesquisa e Inovação e Projetos de Habitats de Inovação e Empreendedorismo;

3. Redução significativa do número de anexos obrigatórios na submissão das propostas;

4. Edital com valores superiores a R$ 1.200.000,00 em recursos para bolsas e AIPCTI, o que torna este edital o maior da história do IFRS em termos de recursos de fomento para projetos de pesquisa e inovação;

5. Adoção do módulo Pesquisa do Sigaa para cadastro das propostas e solicitações de cotas de bolsas;

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação destaca que com a publicação deste edital completa a migração dos principais editais da pesquisa para o Sigaa módulo pesquisa (fomento interno, externo e editais de fluxo contínuo).

 

Edital de Fomento a Projetos de Ensino

Com o objetivo de fomentar programas e projetos de ensino por meio da concessão de cotas de bolsas e recursos de custeio, foi publicado também na última sexta-feira, 21 de janeiro de 2022, o Edital 11/2022 de Fomento a Projetos de Ensino

O documento destina-se a apoiar as ações de ensino, fomentadas por orçamento institucional, destinadas a estudantes de cursos técnicos de nível médio e estudantes de nível superior, conforme modalidades previstas no edital. O período de submissão no SigProj e envio de documentação vão até 18 de março de 2022.

Fomento a Projetos de Ensino tem novidades no IFRS

O edital de fomento a projetos de ensino passa por uma reestruturação importante no IFRS, tendo, pela primeira vez, destinação de recursos de custeio. Desde 2015, quando foi implementado o Programa Institucional de Bolsas de Ensino (Piben), os projetos podiam contar apenas com cotas de bolsas, e não com recurso para o seu custeio. Neste ano as propostas poderão ser contempladas com recurso para a aquisição de materiais de consumo, pagamento de serviços de terceiros (pessoa jurídica ou pessoa física), passagens e hospedagem. A Pró-reitoria de Ensino (Proen) está fazendo um aporte de R$120.000,00 (cento e vinte mil reais) para esta finalidade.

Outra mudança importante diz respeito ao escopo do edital, que passa a definir áreas prioritárias para as ações de ensino, com foco na permanência e êxito estudantil.

Segundo o pró-reitor de ensino, Lucas Coradini, “esta é uma mudança fundamental para direcionar os esforços institucionais, buscando um impacto objetivo no êxito dos nossos estudantes, o que se demonstra espacialmente necessário neste período pandêmico, marcado pela retenção e evasão escolares. Ademais, as linhas prioritárias de fomento refletem a identidade que queremos dar para os projetos de ensino no IFRS, com foco em resultados na permanência e êxito estudantil”, comenta.

São dez as linhas prioritárias contidas no edital:

  1. Projetos de ensino voltadas à monitoria acadêmica em componentes curriculares ou áreas do conhecimento;
  2. Projetos de ensino voltadas ao apoio pedagógico, reforço escolar e revisão de conteúdos, para estudantes com baixo desempenho acadêmico;
  3. Projetos de ensino voltados ao apoio pedagógico e acompanhamento educacional de estudantes indígenas;
  4. Projetos de ensino voltados ao apoio pedagógico e acompanhamento educacional de estudantes com necessidades educacionais específicas;
  5. Projetos de ensino voltados à constituição de laboratórios de apoio didático ou clubes temáticos, que abordem temas transversais ou relacionados aos projetos pedagógicos dos curso (clube de literário, clube de astronomia, clube de robótica, clube de programação, etc)
  6. Projetos de ensino voltados à ambientação, integração e sociabilidade dos estudantes no espaço escolar, no contexto de retomada das atividades presenciais pós pandemia;
  7. Projetos de ensino voltados à educação para a diversidade, à promoção da igualdade racial ou de gênero;
  8. Projetos de ensino voltados à promoção da saúde dos estudantes, nas dimensões física ou psicológica;
  9. Projetos de ensino voltados à inclusão digital, apoio pedagógico para uso de tecnologias informacionais e comunicacionais para a educação a distância, ou à acessibilidade digital;
  10. Projetos de ensino voltados à inserção dos estudantes em atividades artísticas, desportivas ou culturais.

A Proen salienta que poderão ser submetidas também propostas que não estejam enquadradas nas áreas prioritárias acima listadas, apenas não sendo estas pontuadas no critério correspondente no formulário de avaliação.

Houve um esforço também pela simplificação do edital, que neste ano será centralizado na Reitoria e coordenado por uma comissão institucional específica, dispensando editais complementares nos campi.

O Edital de Fomento a Projetos de Ensino foi publicado nesta sexta-feira, 21 de janeiro, e está com inscrições abertas para propostas até o dia 18 de março de 2022. Informações completas no documento e seus anexos, acesse.

 

Edital de Auxílio Institucional à Extensão

Com a finalidade de fomentar o desenvolvimento de Programas e/ou Projetos de Extensão, visando a consolidação da prática extensionista, no âmbito das comunidades de abrangência do IFRS, através de auxílio institucional e concessão de bolsas para estudantes, foi publicado nesta terça-feira, 25 de janeiro de 2022, o Edital 13/ 2022 de Auxílio Institucional à Extensão 2022.

Os auxílios institucionais à Extensão, no âmbito deste edital, poderão ser solicitados através de uma das 3 (três) modalidades:

  • Programas e/ou Projetos de Extensão de Ampla Submissão; 
  • Programas e/ou Projetos de Extensão oriundos de ações na área de Arte e Cultura;
  • Programas e/ou Projetos de Extensão oriundos de Ações Afirmativas.

Os interessados poderão submeter projetos até o dia 15 de março de 2022, pelo SigProj. Informações completas no edital e seus anexos.

Fim do conteúdo