Docente do IFRS – campus Vacaria participa de livro de editora espanhola

A professora do IFRS – campus Vacaria, Adriana Ferreira Boeira, participou do livro “Desafíos de la inclusión digital”, lançado neste mês pela editora espanhola Octaedro. A docente publicou o capítulo “Revisión cualitativa de las aplicaciones y recursos educativos abiertos sobre paisaje”, em coautoria com Alfonso García de la Vega e Henar Mínguez Nebreda (ambos do Departamento de Didácticas Específicas, Profesorado y Educación da Universidad Autónoma de Madrid – UAM). A obra pode ser adquirida através do link:

Considerações dos autores

Os recursos educacionais apresentam um amplo espectro de formatos e suportes: áudios, infográficos, jogos, livros eletrônicos, mapas, simuladores, aplicativos móveis, vídeos, videoaulas, animações, apresentações multimídia, imagens e textos. Assim, as plataformas governamentais de ensino obrigatório, tanto no Brasil quanto na Espanha, incorporam cada vez mais os recursos educativos abertos (REAs) para apoiar os processos de ensino e aprendizagem em todas as áreas do conhecimento. Nesse sentido, os REAs poderiam garantir o acesso à informação ao serem explorados para promover situações de aprendizagem planejadas.

Dessa forma, o capítulo apresentou e analisou possíveis REAs, principalmente aqueles que abordam o tema da paisagem e permitem a interação dos estudantes, que podem ser utilizados e estão disponíveis em plataformas governamentais no Brasil e Espanha. Verificou-se que os recursos dedicados ao ensino da geografia também se multiplicaram nos últimos anos, mas a simples inclusão dos REA no processo de ensino e aprendizagem é insuficiente para garantir a educação geográfica e a formação cidadã. Isso porque, em muitos dos REAs há somente a transferência dos materiais encontrados em formato físico para o digital, sem uma análise da metodologia que se pretende utilizar na aula. Além disso, as plataformas brasileira e espanhola possuem muitos materiais não disponíveis, pois foram produzidos em Flash Player.

O currículo dos nossos servidores está disponível através do Portal Integra.