Divulgada programação da mostra de trabalhos do Salão do Conhecimento

Ocorre na próxima semana, de 30/11 a 04/12, o Salão do Conhecimento do IFRS – campus Vacaria, também denominado IV Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão. A atividade  tem por objetivo promover os projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus, bem como as pesquisas desenvolvidas no Projeto de Formação e Integração (PFI) pelo ensino médio integrado da instituição.

O cronograma de apresentações de trabalhos já está disponível no Edital nº 23/2020. Cada banca terá o máximo de 12 minutos de duração, incluindo a apresentação e os questionamentos dos avaliadores).

A comunidade poderá acompanhar a programação do evento através do canal do Youtube do Salão.

Abertura

No dia 30/11, às 19h30min, a programação inicia com a palestra  “Conhecimento e educação: afinal, o que é isso que ensinamos e aprendemos?”, a qual será ministrada pelo professor José Pedro Boufleuer. O convidado possui doutorado em Educação pela UFRGS e atua Unijuí no Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências.

Ensino, Pesquisa e Extensão

A versão digital do Salão oportuniza que a comunidade externa com acesso à internet possa acompanhar de maneira remota a programação do evento. Confira abaixo a lista de trabalhos a serem avaliados, bem como o endereço eletrônico das transmissões:

Apresentação de trabalhos – 1º dia (01/12) – https://youtu.be/CHXShOGAPOA

Apresentação de trabalhos – 2º dia (02/12) – https://youtu.be/3rzokdYzm4M

Apresentação de trabalhos – 3º dia (03/12) – https://youtu.be/KljxOebBEGc

Diversidade cultural em evidência

No dia 04/12, a partir das 18h, a programação terá seu encerramento com uma noite cultural. Os participantes estão convidados a prestigiar músicas, poesias, além de outras tantas manifestações artísticas. O destaque será para a conversa sobre “Forró, Poesia e Sergipanidades”, com Francisco Passos Santos. Após isso, será promovido um sarau para os inscritos.

O evento faz parte do “Vacaria Lê: o dia em que a cidade lê e se encanta”. Para participar da ação, a ABT e o IFRS convidarão a comunidade de Vacaria a aderirem à campanha postando nas redes sociais uma selfie de onde estiver, com um livro, uma revista, um e-book ou qualquer outro instrumento de leitura utilizando a hashtag #vacarialê2020. O IFRS – campus Vacaria é parceiro da Associação de Amigos da Biblioteca Pública Theobaldo Paim Borges (ABT) cuja missão é tornar Vacaria uma cidade de leitores.

Link para a Noite Cultural

Biografia do palestrante

Francisco Passos Santos, conhecido no meio artístico com o pseudônimo de Chiquinho do Além Mar, é formado em Letras Português-Inglês e tem Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa.

Cordelista autor de mais de 50 textos publicados e adaptados para peças teatrais, cinema, dissertações acadêmicas e musicais.

Chiquinho do Além Mar também é pesquisador, compositor e cantor. Ele ministra oficinas sobre Cultura Popular e é autor do projeto, Cordel na Sala de Aula, que leva a Literatura de Cordel para os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas de todo Brasil.

Além do Cordel, Chiquinho também tem outro trabalho de resgate da cultura de Sergipe, com a banda “Forró de Mala e Cuia” e vem mostrando um trabalho muito interessante que mescla forró e poesia.