Geral
Dia histórico para o Campus Vacaria: iniciam-se as atividades de pós-graduação lato sensu
Ocorreu na tarde de ontem, no auditório do IFRS de Vacaria, a palestra de abertura da pós-graduação em Docência na Educação Básica, com o professor Drº. Paulo Evaldo Fensterseifer. Os temas tratados foram: “Escola, conhecimento e democracia”. O palestrante, doutor em Educação, tem uma atuação destacada no ensino e na pesquisa em Educação Física e Filosofia, sendo que, na primeira, é um referencial latino-americano.
No início do evento, o Diretor-Geral do Campus, Gilberto Putti, afirmou que o IFRS tem compromissos com a comunidade, e que uma das formas de cumprir com esse compromissos é através da ofertas de pós-graduações.
O ministrante tratou, através de exemplos práticos, a educação como inerente ao ser humano e a escola em um sentido específico de educação, na qual a questão do conhecimento tem centralidade. Já a democracia, traz para a escola, segundo ele, “a responsabilidade de tornar o conhecimento acessível para as novas gerações”. “Não adianta se falar em liberdade e igualdade se o acesso ao conhecimento não se der de forma igualitária”, completa.
Na análise de Paulo sobre a importância do evento, se destaca o fato do IFRS ser uma instituição pública, que tem um compromisso com a educação e com a capacitação daqueles que lidam com a educação.
![](https://ifrs.edu.br/vacaria/wp-content/uploads/sites/15/2018/08/1.jpg)
O professor Paulo Evaldo Fensterseifer é um referencial importante nos estudos sobre Educação.
![](https://ifrs.edu.br/vacaria/wp-content/uploads/sites/15/2018/08/2.jpg)
O Diretor-Geral do Campus, Gilberto Putti, destacou a importância da Pós-Graduação para a comunidade.
![](https://ifrs.edu.br/vacaria/wp-content/uploads/sites/15/2018/08/3.jpg)
O público presente teve a oportunidade de entender qual é o lugar do conhecimento escolar em sociedades democráticas.