Defesa Civil realiza penúltimo encontro no IFRS

Ocorreu na última quinta-feira, dia 24/05, no IFRS, o penúltimo encontro do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, o qual teve como tema a “Implantação e Operacionalização de um Órgão Municipal de Proteção e Defesa Civil”. Palestraram na atividade o Inspetor Pizzolatto, Robson Tadeu, Claudinei Stümer e Geberson Barth. A programação encerra-se no dia 06/06 com um seminário.

Representatividade

O evento contou com a participação de diversas instituições, incluindo integrantes de outros municípios. As entidades que integram o Conselho são: setores de Proteção e Defesa Civil (PDC) das cidades de Vacaria, Feliz e Vale Real; o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Vacaria; Conselho Regional de Biologia (CRBio) da 3ª Região; Agentes Voluntários de Defesa Civil de Vacaria (ADVC); Polícia Rodoviária Federal (PRF); 10º Batalhão da Polícia Militar de Vacaria; Corpo de Bombeiros de Vacaria; Secretarias Municipais de Planejamento e Gestão e Finanças; Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) de Vacaria; Universidade de Caxias do Sul (UCS); Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Vacaria (CIC); além da União das Associações de Moradores de Vacaria (UAMVA).

O papel da Proteção e Defesa Civil

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), criada em 2002, tem como uma de suas principais finalidades coordenar, em nível municipal, todas as ações de Defesa Civil, nos períodos de normalidade e anormalidade, o que abrange: ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas. Além disso, tem como papel evitar ou minimizar os desastres, preservando o moral da população, restabelecendo a normalidade social, garantindo o direito natural à vida e a incolumidade pública.

* Endereço: Marco Aurélio, 415 – Petrópolis

*Telefone: 3231-6414