Curso do IFRS – campus Vacaria promove preservação ambiental para a comunidade

Entre 13 e 15/02 ocorreu, no IFRS campus Vacaria, a segunda edição do curso “Práticas em Restauração Ambiental”, que foi ministrado pelo professor Ademir Reis, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com grande experiência no assunto. Na oportunidade foram discutidas e implantadas técnicas com baixo custo para restaurar os ecossistemas, visando a estabelecer as interações ecológicas entre as espécies, promovendo assim a preservação ambiental.

A atividade foi organizada pela professora Thalita Zimmermann e os alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além dos estudantes do campus Vacaria, houve uma participação representativa da comunidade externa com interesse na área ambiental.

As fotos mostram diferentes etapas do curso, incluindo as sementes sendo colocadas na argila, para posteriormente serem implantadas na área a ser restaurada. A argila ajuda na retenção da umidade e aumenta as chances da semente germinar. A implantação das técnicas ocorreu em espaço próximo à área de banhado do campus.

O curso teve patrocínio da empresa Carolina Geração de Energia Ltda e contou com o apoio do Departamento Municipal de Meio Ambiente de Vacaria na doação das mudas de espécies nativas.