Curso de Sistemas de Informação do IFRS campus – Vacaria oferece formação superior gratuita em setor promissor no mercado de trabalho

O IFRS – campus Vacaria oferta, no Processo Seletivo de 2022/01, 35 vagas para o curso gratuito de Bacharelado em Sistemas de Informação. A seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A inscrição ocorre no site de Ingresso do IFRS, até o próximo domingo, 24/10.

O setor de Tecnologia de Informação, do qual o curso faz parte, possui “demanda por profissionais superior à quantidade de alunos egressos no país”, conforme analisa o professor do campus, Ricardo Luis do Santos, o qual tem formação e atuação na área. Isso significa que os empregadores abrem uma grande quantidade de vagas no setor, mas frequentemente não encontram profissionais com formação necessária para ocupá-las.

Segundo Victor da Cruz Peres, professor da instituição com formação e atuação na área, “o bacharel em sistemas de informação é o profissional que gerencia ‘dados’ que passam pelo sistema informatizado de uma empresa ou usuários particulares e converte em informações”, complementando que o egresso deve estar capacitado a “desenvolver softwares (programas computacionais) a partir das necessidades dos usuários”.

Possibilidades de atuação

As possibilidades de atuação do profissional são bastante diversificadas, tanto para capacitar o profissional a desenvolver soluções inovadoras para empresas quanto para novos empreendimentos dos próprios egressos. Além das disciplinas específicas, os estudantes terão cadeiras sobre empreendedorismo, inglês e o ambiente corporativo.

De acordo com o projeto pedagógico do curso, os conhecimentos adquiridos “permitirão ao egresso atuar nas áreas de desenvolvimento de software, desenvolvimento de sistemas para Web e até mesmo o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis e jogos”. Além disso, o egresso poderá atuar nas mais diversas áreas ligadas a computação, tais como redes de computadores, banco de dados, programação, atuação na área de Tecnologia da Informação (TI), gestão de projetos de TI e na segurança e testes de softwares. Os egressos com a devida qualificação também podem trabalhar no setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de companhias dos mais diversos setores (não se limitando apenas a empresas de tecnologia).