Confira as fotos do VI Salão do Conhecimento do IFRS – campus Vacaria

De 16 a 20 de novembro de 2022 foi realizado o Salão do Conhecimento do IFRS – campus Vacaria e as Semanas Acadêmicas dos cursos. No dia 16 de novembro foi realizada a cerimônia de abertura. Entre os dias 17 e 20/11 foram realizadas diversas atividades, entre elas a apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e servidores da instituição, palestras e apresentações artísticas.

Abertura: aprendizado além da sala de aula

A noite de abertura, contou com a apresentação dos integrantes do projeto “MusiCampus: Criando espaço para prática e apreciação musical”. A palestra de abertura foi do professor Rodrigo Barbosa Pinto, e teve como título “Ciência e Sociedade”. Durante o discurso de abertura o diretor do campus, Gilberto Putti, ressaltou que os aprendizados proporcionados por atividades como o Salão vão além da sala de aula, proporcionando práticas essenciais para uma formação de qualidade.

Agronomia e curso Técnico em Agropecuária (16 a 18/11)

A Semana Acadêmica dos cursos de Agronomia e Agropecuária teve a seguinte programação:

• Cadeia Produtiva do Queijo Serrano – com João Carlos Santos da Luz (Emater Caxias do Sul);
  • Cultivo de Pequenas Frutas – com Eduardo Pagot (Emater Vacaria) e Ryuichi Nishiguchi (bolsista Fapergs/IFRS);
  • Agricultura de Precisão (Empresa Planejar);
  • Mecanização (Empresa Sotrima);
  • Atualizações em Direito Ambiental.

Ciências Biológicas (17 a 20/11)

A Semana Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tratou de:

• Pínepedes (ICMBio Torres – Aline Kellermann);
  • Profissão Biólogo (Roda de Conversa – Luciano Gebler);
  • Hormese da cerveja: uma nova linha de pesquisa (Glauco da Silva Caon);
  • Genômica Funcional (Alessandra da Silva Santos);
  • A castastrófica Ecologia do Antropoceno (Professor Orestes Jayme Mega);
  • Biologia, Fisiologia e Menejo de serpentes (Gabriel Guerreiro Fiamenghi);
  • Uso de macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores de qualidade da água.

Desfile de Moda Sustentável (17/11)

A proposta do desfile consistiu em promover a moda atemporal, a qual tem por objetivo incentivar o consumo responsável, que segundo Joana Casagrande, criadora das peças e proprietária do Espaço 180, tem como objetivo evitar o descarte excessivo de materiais e os comportamentos prejudiciais à natureza.

Maratona (18/11)

A maratona de programação 2022 contou com a participação de estudantes dos cursos de Multimídia, Agropecuária e Sistemas de Informação, bem como servidores do campus. A atividade foi promovida pela gestão 2022 do Grêmio Estudantil.

Desafio dos Números

Exposição “Olhai os Lírios do Campo”

Para comemorar o aniversário do escritor Erico Verissimo e os 84 anos de sua obra mais vendida, a Biblioteca do #ifrsvacaria está expondo as capas do livro Olhai os lírios do campo, publicado em 1938. O evento será realizado até 17 de dezembro, data em que se comemoram os 117 anos de nascimento do autor. Estão expostas capas de publicações de outros países (traduzidos em diversas línguas) e exemplares raros, bem como painéis de um trabalho acadêmico.
A curadoria e pesquisa do trabalho são do servidor e jornalista Márcio Soares e organização da Biblioteca do Campus. O apoio é do Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS).

🧐 Curiosidades:
📚 Olhai os lírios do campo teve mais de 2 milhões de exemplares vendidos até hoje!
💪Esta obra promoveu a independência de Erico Veríssimo como escritor!

Pedagogia e Docência na Educação Básica (17 a 19/11)

Temas:

• Primeiros socorros em Crianças – Equipe SAMU Vacaria;
  • Lançamento de livro;
  • Mesa redonda: Reflexões e ações da docência na Educação Básica;
  • Oficina Upcycling: Sustentabilidade das roupas a partir do bordado – Professora Lilian Cláudia Xavier Cordeiro;
  • Pedagogia das Infâncias com ênfase em Reggio Emilia – Professora Graciele Berno Capinos;
  • Neuróbicas e Inteligências Múltiplas: exercitando o cérebro – Professora Allannah Nayara Gonzatto Valendolf;
  • I Caminhada Pedagógica.

Tecnologia em Processos Gerenciais e Sistemas de Informação (17 e 18/11)

Palestras:

• Exemplo práticos de empreendedorismo e inovação – com Jéssica Freitas (Planejar Consultoria Agrícola e estudante do IFRS), João Minella (Vision Soluções em Tecnologia e estudante do IFRS), Tulio Letti (intercambista Farm Workers e estudante do IFRS), César Aimi (Patrimônio Escritório de Contabilidade) e Claiton Motta Velho (mediador – SEBRAE);
  • A importância da inovação e dos ambientes de inovação na geração de resultados – com Cesar Panisson (Professor e Diretor Executivo do TecnoUCS, Mestre e Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento), Rudinei Perin Francescatto (Ifood/INVENTI), Cristiano Pereira de Abreu (Digitalli Eletrônica e Automação), Paulo Gilberto da Silva Santos (mediador – CIC).