Início do conteúdo

Confira a programação completa do Salão do Conhecimento de 2021


Palestra de abertura terá como tema “A importância do conhecimento científico para o desenvolvimento social”, com Rodrigo Carmo; Núcleo de Ações Afirmativas local terá programação na véspera do evento (23/11)

 

Foi divulgada recentemente a programação completa do V Salão do Conhecimento (confira o documento disponível no Edital nº 47/2021), o qual conta com mais de 50 trabalhos inscritos nas modalidades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Indissociáveis. Eles serão apresentados ao longo de três dias, de 24 a 26 de novembro, todos de forma virtual no canal do YouTube do Salão do Conhecimento. 

 

A palestra de abertura no dia 24/11, às 18h30, será ministrada pelo pós-doutorando e divulgador científico Rodrigo Carmo sobre o tema “A importância do conhecimento científico para o desenvolvimento social”. O palestrante é biólogo e atua ativamente na educação e divulgação científica sendo coordenador e produtor do Laboratório FM, fundador e criador de Conteúdos do Da Ideia ao Papel (@daideiaaopapel) e podcaster no Hora do Intervalo (o podcast da @mzeropontonet). Rodrigo Carmo graduou-se em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É mestre e doutor em Biologia Animal (com ênfase em ecologia de dípteros) também pela UFPE. Foi pesquisador visitante da Texas A&M University (Estados Unidos – Texas). Foi professor substituto do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE, na área de Ecologia de Biodiversidade. Também foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES do Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal PPGBV/UFPE. Atualmente é bolsista no Pós-Doutorado Júnior – CNPq na área de ecologia de ecossistemas tropicais. Desenvolve suas pesquisas no Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA), Departamento de Botânica da UFPE, atuando em proposta “O papel da restauração ecológica na sustentabilidade da caatinga” que tem por objetivo avaliar como a restauração da Caatinga pode promover resiliência ecossistêmica na promoção das seguranças hídrica, alimentar e energética dessa região.

 

Organização do salão

 

Dentre as datas relevantes na organização das atividades, hoje, 22/11, é o último dia para os autores dos trabalhos submeterem os vídeos para o evento. Nos dias do Salão haverá aula assíncrona no turno da noite. A presença nas aulas deste período será computada através da participação no Salão. Serão disponibilizados links com formulários para que os estudantes possam preencher e assim comprovar a assiduidade.

 

Programação do dia 24/11/2021

– Abertura

– Palestra: “A importância do conhecimento científico para o desenvolvimento social”, com professor Rodrigo Carmo

– Apresentação de trabalhos

Link de transmissão: https://youtu.be/P-8nqYbPYHo

 

Programação do dia 25/11/2021

– Apresentação de trabalhos

Link de transmissão: https://youtu.be/V009sGiYbhA

 

Programação do dia 26/11/2021

– Apresentação de trabalhos

– Encerramento

Link de transmissão: https://youtu.be/xbPbHgPTulw

 

No dia 23, às 19h30min, um dia antes da programação de apresentação dos trabalhos, haverá uma ação do projeto de extensão “Vivências, história, cultura e arte dos territórios negros em Vacaria” em conjunto com o NAAF. O tema será “Arte afro-brasileira: Cultura e resistência”, com os convidados Wilton Santos e Sania Maciel Batista. Os(as) interessados(as) em participar devem se inscrever através do formulário do link: https://forms.gle/eVZFp63fMFpMV66u7. Será fornecido certificado aos(às) participantes. Saiba mais.

Fim do conteúdo