Geral
Comunidade pode prestigiar programação cultural promovida pelo IFRS e a ABT
Sessão gratuita de cinema ao ar livre no dia 16/12 é um dos destaques das atividades promovidas pelo Projeto Litera(c)ura do IFRS – campus Vacaria e a ABT (Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Borges Paim) no fim de semana; confira a programação completa
O Projeto Litera(c)ura do IFRS – campus Vacaria e a ABT (Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Municipal Theobaldo Borges Paim) promovem: Sessão de cinema ao ar livre, em frente à Casa do Povo, dia 16/12 (sexta-feira), às 19h. Toda a comunidade de Vacaria está convidada a assistir ao filme “As aventuras do Avião Vermelho”, uma adaptação para o cinema de um livro homônimo do escritor gaúcho Erico Verissimo, cujo aniversário de nascimento é no mês de dezembro. Trata-se de um filme para toda a família, um desenho animado brasileiro que aborda a importância da leitura e da amizade.
Os interessados em assistir ao filme devem levar almofadas, cadeiras de praia ou toalhas para se acomodarem no gramado em frente a uma das paredes brancas da Casa do Povo que servirá como tela. A atividade é gratuita. Na oportunidade, também estará presente o co-diretor e diretor de animação da obra, o cineasta José Maia, que participará da atividade cultural. José Maia é diretor de Animação e atua no mercado desde os anos oitenta. Além da produção que será apresentada à comunidade, já dirigiu vários curtas para o cinema com prêmios internacionais: “Treiler” (1985), “O Reino Azul” (1989) e “Docinhos” (2002). Diretor de animação dos longas “Wood & Stock” (2006) e “Cidade dos Piratas” (2018) com produção da Otto Desenhos Animados. No momento trabalha na produção do longa-metragem “Joe e o Vale Vazio”.
Também na sexta-feira, dia 16/12, o cineasta ministrará duas oficinas de animação para os alunos da Multimídia do IFRS – Campus Vacaria. Sábado à tarde (17/12), a programação continua com mais edição do “Uma Tarde na Biblioteca” com a realização do Sebo Literário, Oficina de Conservação e Restauração de Livros e exposição da Mostra Olhai os Lírios do Campo. A mostra consiste na exposição de painéis de um trabalho acadêmico sobre a obra, bem como capas de publicações de outros países (traduzidos em diversas línguas) e exemplares raros.
Olhai os lírios do campo foi lançado em 1938 pela Editora Globo com sucesso inesperado. Logo atingiu muitas edições, que hoje superam 2 milhões de exemplares. Amado pelo público em geral, mas nem sempre apreciado pela crítica, foi a independência de Erico Veríssimo como escritor. A exposição comemorativa tem curadoria e pesquisa do servidor e jornalista Márcio Soares.
Atenção! A participação em algumas atividades da programação necessita de inscrição on-line. Será o caso da Oficina de Animação, que será realizada no campus Vacaria pelo cineasta José Maia, no dia 16/12, com uma turma às 08h e outra às 14h. Serão disponibilizadas somente 15 vagas no turno da manhã e 15 vagas no turno da tarde. Já a Oficina de Conservação e Restauração de Livros ocorre na Casa do Povo no dia 17/12, às 14h, e também dispõe de 15 vagas.
Inscrições para a oficina gratuita de animação:
https://forms.gle/bdMwSeN2VyGU7u6K7
Inscrições para a oficina gratuita de conservação e restauração de livros:
https://forms.gle/CZRawH7MtiVVymBL6