Como fica a rotina dos servidores do IFRS neste período de isolamento social?

Unidos, mas não juntos. Esse é o lema dos servidores do IFRS para a proteção da saúde de nossa comunidade acadêmica e desempenhando nosso papel social, como instituição de educação, ciência e tecnologia. Além de nosso compromisso com a continuidade do serviço público possível neste momento.

Mas, a lógica do trabalho remoto, situação de pandemia, preocupação com familiares e amigos, novas formas de organização não saem da cabeça.

Para isso, os setores e departamentos de Comunicação dos campi e da Reitoria, também unidos, aliados aos Comitês de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19, estão criando este materiais de conteúdo para estudantes e servidores. Este abaixo, tem o foco na organização do trabalho administrativo remoto dos servidores.

Dicas de como organizar o trabalho remoto e de gestão do tempo

• Escolher o local de casa para realizar o trabalho;

• Definir um ritual diário antes/depois de iniciar seu trabalho: café da manhã, higiene pessoal etc. Vale meditação e a prática de exercícios em casa;

• Fazer um cronograma das tarefas do dia;

• Separar um horário para trabalhar e avisar sua família;

• Organizar a rotina para conciliar a demanda profissional e familiar

• Buscar realizar as tarefas do início ao fim, evitando pequenas interrupções;

• Fazer pausas entre as tarefas: levantar-se da cadeira, alongar-se, hidratar-se;

• Acessar frequentemente o e-mail institucional para verificar as demandas encaminhadas;

• Pactuar as tarefas com sua chefia e os prazos para entrega, de acordo com suas atribuições;

• Caso seja necessário repactuar o prazo, procurar a chefia com antecedência para negociar o novo prazo;

• Manter-se conectado com a equipe de trabalho, utilizando as ferramentas tecnológicas existentes;

Como conciliar trabalho remoto com a rotina familiar

Planejamento: Estabeleça a rotina que você vai seguir nesse período, determine horários para cada uma de suas tarefas. Lembre-se: você não está em férias. Explique à família que aquele período de tempo será dedicado para o seu trabalho, isso evitará que você se perca e acabe trabalhando 24h ou esquecendo de alguma demanda importante.

Selecione o espaço adequado: Caso você não tenha um escritório em casa, prepare um espaço onde você possa se concentrar e que conte com uma mesa, uma cadeira confortável e seu material de trabalho (notebook, celular, caderno de notas, canetas, etc.). Evite trabalhar no sofá ou de qualquer jeito, sua coluna agradece.

Seja realista: Não se imponha demandas que você sabe que não conseguirá atender, pois o ambiente familiar é mais propício a distrações. Além disso, o isolamento social é, por si só, uma situação de maior tensão, logo, veja quais são suas principais demandas de trabalho e foque nelas, sem exageros.

Foco na Comunicação: Conviver o tempo todo com nossa família pode causar pequenos desentendimentos, coisas que seriam facilmente relevadas no contexto da correria diária e que, com o isolamento, tendem a se tornar problemas maiores. Para que isso não aconteça, é fundamental dialogar, não deixar que as coisas cheguem a um ponto extremo. Se algo está lhe incomodando, fale, não espere que os outros adivinhem.

Saúde primeiro: Para evitar o stress de trabalhar pensando que sua família está ali ao lado, medite, pratique ioga ou, simplesmente, durma, é importante estar descansado e manter uma alimentação balanceada. Agora que você está em casa, que tal aproveitar o intervalo do trabalho para cozinhar uma refeição saborosa com quem você ama? Vai ser uma boa distração e ainda deixar seu corpo mais saudável.

Fontes utilizadas para tópicos específicos deste guia: Ministério da Saúde; Secretaria de Vigilância em Saúde; OMS e ONU; Portais de notícia como: G1, GaúchaZH, Saúde (Abril). Orientações gerais para gestão do trabalho pelos próximos 30 dias.