Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 orienta sobre o uso facultativo de máscara em ambientes abertos

A Comissão Local para Prevenção, Monitoramento e Controle da Covid-19 do IFRS – campus Vacaria, após avaliação da situação do Campus Vacaria, orienta como FACULTATIVO o uso de máscaras em locais abertos. Quem apresentar algum sintoma gripal, deve utilizar a máscara em TODOS os ambientes.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) reforça que o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados de todas as suas unidades. Isso inclui salas de aula, salas de trabalho, corredores, elevadores, salas de reuniões, laboratórios, bibliotecas e outros.

O IFRS reforça ainda a necessidade de manutenção das demais medidas de prevenção da Covid-19: estar com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienizar as mãos com frequência, deixar ambientes com ventilação natural e manter os distanciamentos físicos possíveis entre as pessoas, evitando aglomerações.

• Se no meu município não é mais obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados, por que ainda é no IFRS?

O IFRS é uma autarquia federal e tem autonomia para algumas decisões. As definições sobre os protocolos de prevenção da Covid-19 no IFRS são tomadas pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 e pelas Comissões Locais a partir da análise de indicadores da pandemia e das orientações de profissionais e órgãos de saúde.

• O IFRS seguirá fornecendo máscaras para estudantes e servidores que necessitem?

Sim. Caso o estudante ou servidor precise de máscara, deve fazer contato com a Comissão Local de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 por e-mail ou procurar a recepção da unidade para solicitar.

• Estou com outra dúvida, como posso esclarecer?

Faça contato com o Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 no IFRS ([email protected]) ou com a Comissão Local ([email protected])