Campus Vacaria comemora 05 anos de educação pública federal

O Campus Vacaria iniciou suas atividades em 2006 como uma extensão da Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Em 2009, o polo de Vacaria passou a integrar o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nos primeiros anos funcionou junto às instalações da Associação dos Técnicos Agrícolas de Vacaria (Atav) e, em 2010, mudou-se para o prédio do antigo Seminário Diocesano do município.

A federalização ocorreu em agosto de 2011, quando o polo passou a ser um campus em implantação do IFRS. Em 2012 e 2013, foram ofertados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e técnicos pelo Pronatec. Em 2013, tiveram início as obras para a construção da sede definitiva da unidade, no bairro Distrito Industrial III.
Em 22 de janeiro de 2015 foi publicada a portaria Nº 27/2015 do Ministério da Educação, esta autorizava o funcionamento do Campus Vacaria do IFRS. No ano seguinte, 2016, passamos a funcionar em nossa sede própria, um espaço de 2500 m² e amplas instalações. Atualmente oferecemos cinco cursos técnicos, quatro superiores, duas especializações e quatro de formação inicial e continuada (FIC), atendendo cerca de 700 alunos.

No decorrer do ano de 2020 teremos várias atividades em comemoração aos nossos 05 anos. Além disso, é um ano muito importante para a instituição, pois, estão previstas melhorias em nossa estrutura física, visando sempre melhor atender nossos alunos e toda a região dos Campos de Cima da Serra. Algumas delas são: ampliação do número de salas de aulas, construção de uma quadra poliesportiva coberta e novos laboratórios. Com esse crescimento do Campus, poderemos ofertar novos cursos demandados pela comunidade da região. Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer nosso campus, fica aqui o convite. E para os alunos e comunidade que já desfrutam dos benefícios ofertados, será uma honra compartilhar esse ano com vocês.