Atividades de júri simulado desenvolveram habilidades e aprendizados

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Agropecuária e Multimídia tiveram como proposta protagonizar simulações de júris sobre temas relevantes na atualidade

O Instituto Federal tem sido reconhecido cada vez mais pela qualidade de ensino proporcionada aos seus estudantes. Nesse aspecto, o Ensino Médio Integrado apresenta uma série de destaques a se considerar: o aluno matriculado tem a oportunidade de ter uma formação técnica aliada ao Ensino Médio; tem contato com a pesquisa, o ensino e a extensão; tem aulas com professores mestres, doutores e pós-doutores; além de possibilidade de acesso a laboratórios de boa qualidade.

As metodologias utilizadas têm um papel importante no aprendizado. Um dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos ao longo de 2018 com as turmas do Integrado, tanto no primeiro quanto no segundo ano, foi a simulação de Júri. Na turma de Agropecuária o tema escolhido foi transgênicos, suas vantagens e desvantagens, já, na turma de Multimídia, a atividade tratou da obrigatoriedade das vacinas. O objetivo foi fazer com que, a partir de um problema, os discentes apresentassem argumentos de defesa e de acusação que os fizessem desenvolver habilidades de análise e avaliação e de crítica construtiva de uma situação.

A atividade interdisciplinar, apresentada no mês de novembro, foi organizada pelas professoras Márjore Antunes (Química), Aline Nondillo (Biologia) e pela pedagoga Eveline Fischer. Também houve a colaboração dos professores Andréia Kanitz (na elaboração dos argumentos), Adair Adams (Bioética), Vanderlei Nestor Koefender, Rafael Roberto Dallegrave Negretti e Gabriel Nachtigall Marques (área técnica do curso de Agropecuária), Fernando Leão (coordenador da Multimídia) e Diogo Borsoi (História).

As turmas dos dois cursos documentaram alguns dos melhores momentos dos júris. O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) do Campus auxiliou os alunos de Agropecuária na capacitação para a edição dos vídeos. Confiram como foi: