Atividades culturais marcaram semana com programação sobre a Consciência Negra

Na última semana o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus promoveu atividades em alusão ao tema da Consciência Negra. No dia 18/11 o comunicador e representante do movimento negro de Passo Fundo, Julio César Fonseca Carvalho, dialogou com servidores e estudantes sobre a história do negro no país e o reflexo da mesma na realidade atual. O palestrante já atuou por mais de 30 anos – inclusive como presidente e fundador – em diversas organizações que buscam promover a valorização social e cultural do negro (Coordenadoria de Igualdade Racial – prefeitura de Passo Fundo, Conselho de Participação e Desenvolvimento do Negro – RS – CODENE, Instituto Regional do Negro – IREN, CEADENE – Centro de Apoio e Desenvolvimento do Negro Sócio-fundador, Associação das Entidades Carnavalesca de Passo Fundo). Ele ressaltou e, sua fala que para superarmos o preconceito racial “não basta que as pessoas não sejam racistas, elas deve ser antirracistas”.

Diego Constant Carvalho, ator de teatro premiado, escritor de peças teatrais e filho de Júlio, apresentou na mesma ocasião o monólogo “O Açoite”, com o objetivo de sensibilizar sobre o tema tratado.

Já no dia 20/11, a professora do IFRS campus Vacaria, Lilian Cordeiro, realizou uma oficina de bonecas Abayomi, feitas de pano sem costura ou cola, apenas com nós e amarrações.

Para encerrar, o servidor Jorge Luiz dos Santos de Souza organizou o círculo de paz sobre “o negro na educação”. A atividade teve por objetivo fazer com que os participantes debatessem e expusessem seus argumentos sobre o tema, promovendo o entendimento entre os envolvidos.

Fotos das Atividades

Para saber mais sobre as bonecas Abayomi: https://seer.ufrgs.br/iluminuras/article/download/75745/43150