Ano letivo do IFRS – campus Vacaria terá comemorações e novidades em 2020

A próxima semana marcará, a partir do dia 17/02, no campus Vacaria, o início das atividades letivas de 2020. No dia 27/02 será a vez do início das aulas para o curso de Agronomia, na UERGS. Confira a seguir algumas orientações importantes.

Aula sobre empreendedorismo marcará a primeira semana de atividades

Na próxima segunda-feira, 17/02, o IFRS – campus Vacaria iniciará suas atividades letivas. Neste dia todos os cursos, exceto Agronomia, terão aula normal. No dia 18/02 (terça-feira), somente as turmas do primeiro ano do ensino médio integrado terão aula normal durante o dia e todos estão convidados para a aula aula inaugural sobre empreendedorismo durante a noite, na Casa do Povo, às 19h. Neste mesmo dia também ocorrerá a chamada pública (saiba mais no Portal de Ingresso).

Aqui vocês podem conferir o calendário letivo.

No dia 27/02 será a vez dos estudantes do Bacharelado em Agronomia (convênio IFRS/UERGS) iniciarem suas aulas. Na aba do curso, os acadêmicos podem conferir mais informações, conforme forem sendo divulgadas. A recepção aos estudantes novos ocorrerá na UERGS, às 13h30.

Além das datas mencionadas acima, é importante lembrar que:

• De 17/02 a 19/02 (manhã) – ocorrerão atividades de boas-vindas destinadas a ingressantes no ensino médio integrado;
  • De 20/01 até 20/02 – período de inscrições para auxílio moradia e auxílio permanência para ingressantes no 1º semestre de 2020 (etapas 02 e 03);
  • De 24/02 a 26/02 – Carnaval e Quarta-feira de Cinzas (não haverá aulas).
  • Aqueles que ingressam no IFRS em 2020 devem estar conscientes presença em pelo menos um dia na primeira semana é, por lei, essencial para validar a matrícula.
  • Os horários de ônibus para o início do ano letivo permanecem os mesmos e podem ser conferidos aqui. Haverá aumento no número de carros disponíveis. Recomenda-se àqueles que vão comparecer à chamada pública o horário das 12h50.

Comemorando a história, de olho no futuro

O aniversário de nosso campus é marcado pela autorização oficial do seu funcionamento, publicada em 22 de janeiro de 2015. Em 2020, após muitos desafios e melhorias oferecemos à comunidade cinco cursos técnicos, quatro superiores e duas especializações, além cursos na modalidade formação inicial e continuada (FIC). No decorrer deste ano teremos várias atividades em comemoração aos 05 anos da instituição. Motivos para celebrar não faltam: haverá ampliação do número de salas de aulas, construção de uma quadra poliesportiva coberta e novos laboratórios. Com esse crescimento é possível ofertar novos cursos a partir das demandas da comunidade da região.

Com apenas 5 anos já temos história: diversos formados em cursos técnicos, ampliação de cursos e atuação ativa na comunidade. A instituição contará ainda, em 2020, com os primeiros concluintes de cursos superiores. Segundo o Diretor-geral do campus, Gilberto Luíz Putti: “Sabemos dos desafios que nos são postos na formação técnica e profissional para a mudança na educação e profissionalização na região. Hoje contamos com um quadro de 70 educadores que toparam este desafio e temos certeza que estamos no caminho certo.Quem ainda não teve a oportunidade de conhecer nosso campus, fica aqui o convite. E para os alunos e comunidade que já desfrutam dos benefícios ofertados, será uma honra compartilhar esse ano com vocês”.

Mesmo antes de 2015, a história de diversos moradores dos Campos de Cima da Serra foi impactada pelo ensino técnico federal: desde 2006 o instituto constituía-se como a extensão da Escola Agrotécnica Federal de Sertão; em 2009, o polo de Vacaria passou a integrar o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS); já em agosto de 2011 alcançamos o status de campus em implantação do IFRS. No ano de 2016 passamos a funcionar em sede própria, um espaço de 2500 m², construindo uma trajetória de expansão e qualidade reconhecida principalmente através das conquistas e iniciativas dos estudantes e servidores.