Atividade de abertura da Semana Acadêmica destacou os desafios e possibilidades do desenvolvimento da região

Na noite de 30/09, última segunda-feira, a Casa do Povo recebeu estudantes, servidores e a comunidade externa (cerca de 300 pessoas) para a abertura da II Semana Acadêmica do IFRS campus Vacaria. O palestrante Alessandro Dalla Santa Andrade, Mestre em Desenvolvimento Regional falou sobre o desenvolvimento dos Campos de Cima da Serra. A atividade contou com momentos de reflexão, arte e integração.

Na abertura do evento, o Diretor-geral do campus, Gilberto Putti, destacou que trata-se de um momento no qual os aprendizados são tão ou até mais importantes que os de sala de aula, afinal, segundo ele “organizar evento também é um grande aprendizado”. A estudante Isadora Varela, do curso técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio falou ao público sobre a evolução que momentos como este representam na vida de um estudante. Os presentes também puderam conferir apresentações artísticas de música nativista, com Wagner Guadagnin (servidor) e Ítalo Rossi (discente), além de performances de dança, com as estudantes participantes da oficina promovida pela servidora Alessandra dos Santos Paim.

O ministrante promoveu em sua fala uma contextualização sobre o desenvolvimento dos Campos de Cima da Serra, fundamentado nos aspectos históricos, geográficos e estruturais da região. A realidade é complexa: apesar a renda média local situar-se entre as 15 melhores, os índices de saúde e a educação são preocupantes com, respectivamente, o quinto e o segundo menores valores dos 28 COREDES (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). Problemas como alto índice de gravidez na adolescência, evasão escolar, analfabetismo, alto índice de mortalidade infantil, e os indicadores de saneamento são alguns dos sintomas dessa situação. Mesmo diante de tantos desafios, Alessandro tem uma avaliação otimista. Destaca que a vinda do IFRS para Vacaria tem muita importância para mudar os baixos índices sociais da região. Ele aponta que, se houver mobilização para a captação de investimentos públicos e privados, especialmente nas indústrias da área de transformação, das indústrias 4.0, dos serviços e do turismo, serão aumentadas as probabilidades de gerar empregos e oportunidades. Conclui ainda que é preciso desenvolver o capital social, a pesquisa, a inovação e o empreendedorismo para que a situação mude e as pessoas não tenham que sair da região para buscar melhores oportunidades.