Abertas inscrições para seleção de bolsista em projeto sobre uso de bioestimulantes

Estão abertas as inscrições para processo seletivo interno de bolsista de iniciação tecnológica e inovação (BITI) para atuar no projeto “Uso de bioestimulantes  no cultivo sem solo do morangueiro numa perspectiva de baixo impacto ambiental”, coordenado pelo Professor Dr. Gabriel Nachtigall Marques.

Poderão participar do processo seletivo somente candidatos regularmente matriculados do 3º ao 8º semestre do curso de Bacharelado em Agronomia IFRS/UERGS (com matrícula pelo IFRS – campus Vacaria) durante toda a vigência da bolsa. Não é permitido ter reprovação em disciplinas diretamente relacionadas com a área do  projeto de pesquisa. Os outros critérios podem ser consultados em informativo específico (acesse aqui).

Inscrições

As inscrições estão abertas até 23 de novembro. Para participar, o interessado deverá enviar e-mail para o coordenador do projeto ([email protected]) com assunto “INSCRIÇÃO PROJETO FAPERGS BIOESTIMULANTES” manifestando interesse em participar do  processo seletivo, além disso, é necessário anexar à mensagem os seguintes documentos em extensão “.pdf”: Currículo Lattes, Histórico escolar atualizado e carta de intenções. A carta de intenções deverá estar devidamente identificada, conter o máximo  de 400 palavras, ser redigida em Times New Roman (12), espaço 1,5, justificada, e responder a pergunta: “Por que tenho interesse em participar do projeto de pesquisa Uso de bioestimulantes no cultivo sem solo do morangueiro numa  perspectiva de baixo impacto ambiental?”.

A seleção do bolsista será realizada com base na análise do currículo lattes, análise do histórico escolar, carta de intenções e entrevista com banca  composta por membros da equipe do projeto. O projeto terá duração de 24 meses com previsão de início para dezembro deste ano. O valor da bolsa é de R$ 400,00, devendo o bolsista cumprir a carga horária mínima de 16 horas semanais.

Sobre o projeto

O projeto foi recentemente aprovado no Edital nº 04/2020 da FAPERGS – Apoio a projetos de pesquisa aplicada dos Institutos Federais  em parceria com instituições demandantes, fruto da parceria entre o IFRS – campus Vacaria e a empresa Biosul Fertilizantes. A equipe de pesquisadores  englobará profissionais do IFRS, UERGS, UPF e da BIOSUL FERTILIZANTES, e tem por objetivo avaliar o efeito de  bioestimulantes e biofungicidas à base de extrato de algas e quitosana em  relação aos aspectos fitotécnicos, fitossanitários, fitoquímicos e da qualidade pós-colheita do morangueiro cultivado em sistema de cultivo sem solo com substrato.