Campus Vacaria afilia-se à Mostratec

O Salão do Conhecimento, mostra de iniciação científica do IFRS – campus Vacaria, tornou-se nesta quinta-feira (20) uma feira afiliada da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Isso permitirá ao campus credenciar dois projetos para participar do evento em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
As duas vagas disponíveis serão destinadas a um projeto de estudantes do ensino médio/técnico e a um projeto de estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental. Os trabalhos selecionados no VIII Salão do Conhecimento terão participação garantida na 39ª edição da Mostratec, que ocorrerá de 21 a 25 de outubro nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.
A afiliação do campus Vacaria à Mostratec é um fato notável para o reconhecimento de projetos desenvolvidos por jovens pesquisadores de Vacaria e da região dos Campos de Cima da Serra.

O que é a Mostratec?

A Mostratec é uma feira de iniciação científica realizada pela Fundação Liberato desde 1985. O evento tem reconhecimento internacional e reúne estudantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio/técnico, que apresentam suas pesquisas desenvolvidas no ambiente escolar. Em 2023, a feira contou com 785 projetos de diversas áreas do conhecimento e com a participação de estudantes de 15 países. A Mostratec é a maior feira de jovens pesquisadores da América Latina.
Os projetos destaque na Mostratec recebem premiações que incluem credenciamento em mostras científicas nacionais e internacionais, publicações em revistas científicas e medalhas de 1º, 2º, 3º e 4º lugares.

Participação do campus Vacaria na Mostratec

O campus Vacaria participou pela primeira vez da Mostratec em 2023 com o projeto “Controvérsias sociotécnicas em sala de aula: sentidos sobre inteligência artificial”. A pesquisa foi desenvolvida pelo egresso do curso Técnico em Multimídia, Vicenti Ciotta Lima, sob orientação da professora Raquel Folmer Corrêa. O trabalho foi premiado com o 4º lugar na área de História e Ciências Sociais.

Com informações da Mostratec/Fundação Liberato
Por Vicenti Ciotta Lima, egresso do IFRS - Campus Vacaria e estudante de jornalismo