Inscrições para o Processo Seletivo 2024/02 estão abertas até o dia 30 de abril

Estão abertas até o dia 30 de abril de 2024 as inscrições para o Processo Seletivo 2024/02 do IFRS. São mais de 1.100 vagas em oito campi para começar a estudar no segundo semestre deste ano. O Campus Restinga oferece 176 vagas para os cursos Técnico em Agroecologia (EJA), Técnico em Guia de Turismo (Subsequente ao Ensino Médio), Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer.

Os documentos com informações e orientações (editais) estão publicados na página de editais do site ingresso.ifrs.edu.br.

lista de cursos e o cronograma com as datas importantes podem ser conferidos no site ingresso.ifrs.edu.br.

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico. O link está disponível na capa do site de ingresso.

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade (Registro Geral –  RG). É necessário também estar cadastrado no gov.br, portal do governo que busca facilitar o acesso a serviços públicos.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para participar do Processo Seletivo de estudantes é cobrada uma taxa, que vai de R$ 20,00 a R$ 70,00 conforme o curso e a forma de seleção. O curso técnico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) não possui taxa de inscrição.

Se o candidato não tiver acesso à internet ou tiver dúvidas sobre como se inscrever, pode ir presencialmente ao Campus Restinga, onde são disponibilizados computadores para fazer a inscrição e alguém poderá auxiliar. O Campus Restinga fica Rua Alberto Hoffmann, 285, Bairro Restinga, em Porto Alegre. O horário de atendimento é das 9h às 21h.

Atenção: Os candidatos que solicitaram a gratuidade (isenção) da taxa de inscrição também precisam realizar a inscrição no sistema eletrônico. Para os isentos da taxa, ao término da inscrição no Processo Seletivo, será gerado o comprovante de inscrição de isento, que substitui o boleto bancário. Para os demais, será emitido um boleto, que deve ser pago até o dia 02 de maio de 2024.

Principais datas do Processo Seletivo de estudantes 2024/02:
  • Envio dos pedidos de inscrição gratuita – 08 a 15 de abril
  • Publicação do edital detalhado sobre a seleção de estudantes – 17 de abril
  • Período de inscrições para a seleção – 17 a 30 de abril
  • Último dia para pagamento da taxa de inscrição – 02 de maio
  • Prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção – 02 de junho
Sobre as formas de seleção:
Cotas:

Neste Processo Seletivo, o IFRS está reservando 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos devem ter feito todo o ensino fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o ensino médio em escolas públicas. Essas vagas reservadas para estudantes de escolas públicas são divididas em cotas também para candidatos de baixa renda, pretos, pardos e indígenas.

Os demais podem se inscrever igualmente e concorrerão nas vagas de acesso universal ou nas vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD), se for o caso do candidato.

Vagas no Campus Restinga:
Curso Modalidade Formas de Ingresso Turnos Vagas
Técnico em Agroecologia Educação de Jovens e Adultos (EJA) Processo EJA Noite 36
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Graduação ENEM ou Prova Noite 32
Tecnologia em Gestão Desportiva e do Lazer Graduação ENEM ou Prova Manhã 32
Tecnologia em Processos Gerenciais Graduação ENEM ou Prova Noite 40