Três projetos de extensão estão abertos à comunidade

O IFRS – Campus Osório está com as inscrições abertas para três projetos de extensão. As atividades são dirigidas aos alunos e pessoas da comunidade externa que desejam participar de práticas de cooperação interligadas ao ensino e à pesquisa.

Confira abaixo as informações de cada projeto:

Compreendendo a matemática básica: Serão encontros semanais que abordarão os conteúdos nos quais os alunos apresentam maiores dificuldades, como: operações matemáticas básicas, equações, trigonometria, álgebra básica etc. Estes conteúdos auxiliarão os alunos no processo de aprendizagem das disciplinas do 1º semestre do curso de Licenciatura em Matemática: Fundamentos da Matemática e Geometria Plana; e do 2º semestre do curso: Introdução ao Cálculo e Geometria Analítica.

As aulas terão início no dia 16 de março de 2019, às 8h, e são direcionadas a alunos de Matemática e ciências exatas das universidades e faculdades da região. A participação gerará certificado de 24h. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer nas atividades. Em caso de dúvidas, o interessado poderá entrar em contato pelo e-mail [email protected]

Obmep na Escola: Neste projeto, o aluno realizará atividades de resolução de problemas de matemática com foco exclusivo na preparação para a participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). As atividades serão desenvolvidas com alunos do ensino médio e ensino fundamental (8º e 9º anos) de escolas do município de Osório ou da região. Durante o desenvolvimento serão abordados conteúdos de matemática que geralmente são desprezados pela grade curricular atual, além de reforçar os conteúdos mais abordados pela OBMEP.

As aulas terão início no dia 21 de março de 2019 e ocorrerão em dois turnos: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, no Laboratório de Letras (Bloco C). Alunos que tiverem 100% de frequência receberão o certificado de 120h. A inscrição não é obrigatória, bastando comparecer na atividade. Informações podem ser obtidas através do e-mail [email protected]

Braille Básico: Os  10 encontros semanais abordarão o aprendizado do Braille com o uso da reglete e a punção – instrumentos de escrita e leitura -, aulas práticas de Orientação e mobilidade e atividades lúdicas. Além disso, a parte teórica do projeto contará com a contextualização histórica e sua importância no processo de emancipação da pessoa com deficiência visual, o alfabeto Braille e suas regras para escrita, símbolos matemáticos, tecnologia assistiva e o uso do programa de leitura de tela.

O projeto oferece 25 vagas e iniciará no dia 15 de abril, das 13h30min às 16h30min para toda comunidade acadêmica e externa ao Campus Osório, com certificação de 30h. As inscrições podem ser feitas de 25 de março a 12 de abril através do e-mail [email protected], incluindo nome completo e CPF do interessado.