Servidores participam de encontros online de formação

Na lógica da realização do trabalho de forma remota pelos servidores do IFRS e da necessidade de continuar proporcionando momentos de interação e troca de conhecimentos, a coordenação de Ensino Médio e Técnico do Campus Osório, junto às coordenações dos cursos Técnicos Integrados, estão promovendo encontros formativos virtuais.

A atividade surgiu de uma outra proposta que vem sendo realizada por professores dos 1ºs anos dos cursos integrados, chamada ‘projeto integrador’, cujo objetivo é desenvolver uma prática pedagógica significativa, baseada em princípios como a interdisciplinaridade e a iniciação científica, voltada para formação humana e integral dos estudantes, tudo alinhado às perspectivas do IFRS.

“A temática ‘Cidades Inteligentes’ é o fio condutor do trabalho e, por ser uma atividade coletiva entre quatro turmas de dois cursos (Técnico em Administração e Técnico em Informática) vem demandando muita organização e preparo” – conta Mariana Ost, coordenadora dos cursos técnicos de Administração.

Segundo ela, desde a Jornada Pedagógica tem sido promovidos encontros entre os servidores envolvidos no projeto a fim de se ampliar os conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados à temática e necessários para desenvolver um projeto desse porte.

Para consolidar e desenvolver essa prática pedagógica do projeto integrador, o grupo de coordenadoras formalizou a proposta dos encontros formativos virtuais, convidando professores com expertise em diversas áreas para compartilhar suas experiências e conhecimentos. E, diante do atual cenário de isolamento social, ampliou a participação na atividade, conduzida pelo professor do Campus Osório Terrimar Pasqualeto, de Física, em 05 de maio, para todo o grupo de servidores do campus.

A temática trabalhada pelo docente foi a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Projetos’ e suas aplicações – que foi foco de estudo no seu doutorado. Ele conta que, após adaptar uma metodologia para o ensino de Física no 9º ano do Ensino Fundamental durante o mestrado, buscou alternativas metodológicas que fossem coerentes com a proposta institucional dos IFs – sua nova realidade.

“Com a oportunidade de ingressar no Doutorado em Ensino de Física da UFRGS, dediquei-me ao estudo de diferentes propostas até encontrar a Aprendizagem Baseada em Projetos. Com o apoio dos meus orientadores, Dra. Eliane Veit e Dr. Ives Solano Araujo, investiguei diferentes vertentes e autores da ABP, um pouco de sua história e, principalmente, o seu processo de implementação. Essa investigação acompanhou um professor e uma professora desde seu primeiro contato com a metodologia até a execução de sua primeira iniciativa de ABP. Com isso, foi possível identificar os principais fatores que contribuíram ou que dificultaram esse processo, e propor alternativas viáveis para o sucesso da inovação didática por meio da ABP no contexto de Institutos Federais” – explica Terrimar.

A atividade foi tão proveitosa para docentes, técnico-administrativos e estagiários, que um novo encontro já está marcado: Na próxima sexta-feira (22), o professor Dr. Tobias Espinosa de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), irá abordar a metodologia ativa ‘Sala de Aula Invertida: da pesquisa à prática’. O encontro virtual acontece às 14h via Plataforma Google Meet.