Representação e valorização da mulher negra é comemorada no campus

Durante todo o dia 31 de julho, o Campus Osório foi palco do evento “A representação e a valorização da mulher negra”. A atividade foi organizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela, comemorado em 25 de julho.

A programação teve início às 9h, com a oficina de tranças ministrada pela estudante do curso de Letras Naíma Valadares. Com músicas autorais, o projeto de extensão”Afrobeat” – coordenado pelo professor de artes Estêvão da Fontoura- foi o responsável pela abertura oficial do evento.

No turno da tarde, as ações iniciaram com uma oficina de dreads guiada por Taila Coelho, artista da comunidade externa. Relatos sobre falas e atitudes racistas ouvidas e sofridas por estudantes negras do campus foram exibidos em um vídeo produzido por Naíma Valadares e seu irmão, Átila. As ações da tarde encerraram com uma apresentação do projeto “Afrobeat”, guiado pelo professor de Artes do campus Estêvão da Fontoura.

À noite, uma palestra com Francisca Dias, Rainha Ginga do Maçambique de Osório, e a Profª Drª Isabel dos Santos  discutiram sobre o racismo estrutural, a história do Maçambique de Osório e a luta das mulheres nos Quilombos da região. Para finalizar o evento, que teve duração de 12h, as convidadas inauguraram a placa Marielle Franco,  doada pelo Sindoif ANDES IFRS, que foi fixada na frente do bloco de convivência do campus.

Durante a manhã e a tarde, rodas de conversa sobre temas como racismo estrutural e preconceito foram conduzidos por estudantes que estavam em seu lugar de fala – alunos negros e, principalmente,  alunas negras. Exposições artísticas também ficaram disponíveis para a visitação do público de 30 de julho a 2 de agosto.

O evento foi organizado pela membra do NEPGS e professora Luciana Delgado, pelas bolsistas do núcleo e pela estudante e membra do NEABI Naíma Valadares.