Projetos da área de tecnologia conquistam prêmios

O último mês foi de comemoração para os projetos de extensão “Programando Fácil – Conhecendo a Computação” e de pesquisa “Novas Tecnologias”. Ao total, foram seis premiações apenas no final de agosto e início de setembro. Ambas as iniciativas são ligados às áreas de tecnologia e informática.

O “Programando Fácil – Conhecendo a Computação”, que vem sendo desenvolvido no IFRS – Campus Osório desde 2018, recebeu premiações nos eventos: XIII Mostra de Ciências e Tecnologia (Mocitec), 9ª Mostra de Ensino Extensão e Pesquisa (MoExP), Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) e XIII Mostra Clak. Já o “Novas Tecnologias” foi destaque na 9ª MoExP e na Febic com uma ferramenta inovadora que está sendo desenvolvida no campus, batizada de “ClavIF”. Consiste num claviculário automatizado e inteligente para ser utilizado em qualquer empresa ou estabelecimento que precisa manter um controle eficiente das chaves.

Os dois projetos são coordenados pela professora de informática Anelise Kologeski. Para ela, essas atividades são fontes onde os alunos podem fazer novas descobertas e obter experiências diferenciadas: “Os estudantes adquirem um aprendizado muito significativo, que na maioria das vezes não se obtém em sala de aula”, destaca a professora.

Poder participar de ações de extensão é uma uma oportunidade de “mostrar para as pessoas que todos podem aprender programação e se incluir em um curso técnico, além de me despertar a curiosidade de saber cada vez mais sobre o impacto da programação na sociedade”, afirma a bolsista do projeto “Programando Fácil”, Natália Bernardo

> Confira abaixo as conquistas de cada um dos projetos:

• Programando fácil

O projeto, que tem como objetivo ensinar programação básica e raciocínio lógico para discentes do 9º ano do ensino fundamental, recebeu quatro premiações nos últimos 15 dias. É desenvolvido pelos bolsistas Julia dos Santos, Leonardo Leites, Maurício Braga, Rafaela da Silva, Richard Espíndola, Vithoria Batista e Vitória de Souza, sob orientação da professora Anelise Kologeski e coorientação do técnico administrativo Augusto Weiand.

Em 31 de agosto, os estudantes Vithória Batista, Richard Espíndola e Leonardo Leites conquistaram o 1º lugar na categoria Ciências Exatas e Biológicas da Mocitec, realizada pelo IFSul – Campus Charqueadas. Os alunos também receberam o credenciamento para participar da 31ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que acontecerá em outubro de 2019.

Na 9ª MoExP, a apresentação foi feita pelos discentes Rafaela Bobsin, Júlia Martins e Maurício Braga, que receberam o destaque na área de pesquisa. Já na Febic, as alunas Natália Bernardo e Vitória de Souza receberam 2° lugar em Ciências Humanas. A feira ocorreu de 9 a 13 de setembro em Jaguará do Sul, Santa Catarina.

A quarta conquista veio na XIII Mostra Clak: o evento concedeu o credenciamento para participar da 7ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), em Minas Gerais, no dia 21 de outubro de 2019, e o 3º lugar. As estudantes Rafaela Bobsin e Júlia Martins apresentaram o projeto durante o dia 13 de setembro no Colégio Luterano Arthur Konrath, em Estância Velha.

• “Novas Tecnologias”

O projeto, que é desenvolvido pelos bolsistas Rodrigo Guimarães e o Luiz Gabriel Rebechi, tem como objetivo estudar as novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos inovadores.

Um dos itens desenvolvidos dentro do “Novas Tecnologias” é o ClavIF, que recebeu destaque na 9ª MoExP e credenciamento para participar da Mostratec. A tecnologia foi apresentada pelo aluno Rodrigo Guimarães. Na Febic, ficou a cargo do estudante Gabriel Rebechi, que conquistou o 3º lugar.