Projeto que prepara estudantes para competições de matemática abre inscrições

Foco é preparar estudantes para as olimpíadas de matemática

Estudantes do ensino médio de escolas públicas de Osório e região que se interessam em participar de olimpíadas de matemática já podem fazer inscrição para o projeto “OBMEP na Escola”. É pelo e-mail do professor Josias Neubert Savóis, coordenador da ação de extensão, ([email protected]) ou presencialmente no dia de início da atividade, em 23 de junho de 2022.

Os interessados devem indicar o turno que desejam participar: pela manhã das 9h30 às 12h ou à tarde das 14h30 às 17h. O projeto é focado exclusivamente na preparação de estudantes para participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e no concurso internacional Canguru da Matemática.

Os encontros semanais acontecem às quintas-feiras, no Laboratório de Matemática do IFRS – Campus Osório (Bloco C). O professor destaca que, “além de reforçar o que mais é abordado pela OBMEP, serão ensinados conteúdos de matemática que geralmente são desprezados pela grade curricular atual”.

Entre os principais objetivos do projeto estão: relacionar os conteúdos abordados teoricamente com situações reais do cotidiano; mostrar métodos eficazes de resolução de problemas que não dependam somente de memorização de fórmulas; resolver problemas envolvendo geometria, aritmética e álgebra, interligando estas áreas da matemática; aumentar o número de interessados em participar de todas as fases da OBMEP, da OMIF e da Canguru da Matemática; e divulgar o curso de Licenciatura em Matemática do campus, incentivar os participantes do projeto a seguirem carreira na área da matemática.

Resultados obtidos por participantes

Em 2017, os jovens que integraram o projeto obtiveram excelente desempenho na OBMEP, com três menções honrosas, uma medalha de prata e uma medalha de ouro, destacando que as medalhas foram as únicas conquistadas por estudantes do município de Osório.

No ano seguinte (2018), dos três alunos que participaram da 2ª fase da I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), dois haviam passado pelo “OBMEP na Escola”, um no mesmo ano e o outro em 2017. Além disso, cinco dos seis alunos da instituição que foram agraciados com menção honrosa na OBMEP participaram do projeto em 2017 ou 2018. Um conquistou medalha de bronze –  inédita para o campus. E uma jovem externa à instituição conquistou medalha de prata.

Em 2019, os resultados foram ainda mais expressivos: na Canguru de Matemática o Campus Osório conquistou duas medalhas de prata, quatro bronzes e 3 menções honrosas, sendo que a maioria desses estudantes participaram do projeto em anos anteriores. Na OBMEP, todos os alunos premiados também já integraram a ação de extensão, e um deles conquistou a primeira medalha de prata do campus. Dois ficaram com o bronze e cinco levaram menção honrosa. A única medalha de ouro de Osório foi conquistada por um aluno do 8º ano que participou integralmente do projeto. Na OMIF, foi mais uma menção honrosa.

Em 2021, no retorno da OBMEP após o cancelamento da edição de 2020 devido à pandemia da Covid-19, o campus obteve novamente um excelente resultado, com uma medalha de prata e uma de bronze.