Projeto ‘OBMEP em Casa’ faz live sobre participações em olimpíadas de matemática

Live do projeto OBMEP em Casa

Nesta quinta-feira, 1º de abril de 2021, o projeto ‘OBMEP em Casa’ promoverá a live ‘OBMEP na Escola: compartilhando experiências”. O encontro virtual acontece às 20h, no canal do projeto no YouTube, e marca o encerramento da atividade de extensão.

A live terá participação de alunos e egressos do Campus Osório que foram premiados em edições anteriores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e da Canguru de Matemática Brasil: Henrique Trevisan, Ângelo da Silva Girardi, Alexsandro Santos da Rosa Junior e Natalia Bernardo Nunes. Os que já concluíram o Ensino Médio Integrado no campus continuaram seus estudos na área das ciências exatas em universidades públicas.

Contará também com a presença do egresso do Campus Canoas do IFRS Vinícius Weite Thomé, mestrando em Matemática Pura na UFRGS. A mediação será feita pelo professor coordenador do projeto Josias Neubert Savois e pelos bolsistas Gustavo Resner Gentil e Camily Pereira dos Santos – ambos também medalhistas em competições de matemática.

Sobre o projeto

O projeto ‘OBMEP na Escola’, realizado desde 2016 no Campus Osório, virou este ano o ‘OBMEP em Casa’ em razão da pandemia do coronavírus. Foi desenvolvido por meio de atividades remotas, principalmente através da produção de vídeos disponibilizados no canal do Youtube Obmep em Casa e também por atividades via whatsapp e e-mail.

O objetivo é preparar os alunos de turmas de séries finais do ensino fundamental e ensino médio de escolas da região para participarem de olimpíadas de matemática nacionais ou internacionais, principalmente da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) que, além de ser a maior competição nacional de matemática envolvendo alunos da Educação Básica, possibilita aos participantes premiados serem contemplados com bolsas de estudos, tanto no período que estiverem cursando o ensino fundamental ou médio (PIC – Programa de Iniciação Científica Jr.), como também em cursos de nível de graduação (PICME – Programa de Iniciação Científica e Mestrado). Algumas instituições de ensino superior utilizam as medalhas da OBMEP como uma alternativa para que alunos ingressem na graduação sem a necessidade de prestar vestibular.

Aliado a estes fatores, o contato com tópicos de matemática que geralmente não são estudados na educação básica contribuem para que os estudantes desenvolvam o raciocínio lógico e despertem o gosto pela matemática, servindo de incentivo para que prossigam os estudos nesta área através do ingresso em cursos do ensino superior. Os principais objetivos são utilizar as questões e materiais de estudos elaborados pela OBMEP abordando os conteúdos de maneira mais atrativa e divertida com aplicações diferentes das desenvolvidas no ensino regular, incentivar os estudantes a desenvolver estudos complementares e avançados na área da matemática e capacitar os alunos a obter bons resultados nas competições de matemática.

As atividades são desenvolvidas semanalmente pelos bolsistas e professor orientador através da metodologia conhecida como Resolução de Problemas, e fundamenta-se principalmente nas obras dos autores George Polya e Luiz Roberto Dante, por meio de aulas de resolução de exercícios e problemas de matemática abordados em olimpíadas nacionais e internacionais. Os conteúdos de matemática são abordados a partir de situações-problema descritos nas questões de provas anteriores da OBMEP ou do próprio Banco de Questões de preparação para a mesma, servindo de motivação para o estudo de propriedades matemáticas que muitas vezes os estudantes desconhecem.

Os três ramos principais estudados no projeto são geometria, aritmética e contagem, mas também são trabalhados outros conteúdos tais como, números complexos, logaritmos, trigonometria, funções, geometria analítica e noções de cálculo diferencial e integral, respeitando o interesse e demanda por parte dos alunos.

Participações nos eventos

A partir do desenvolvimento do projeto, a instituição começou a participar ativamente das duas fases da OBMEP e de outras olimpíadas de matemática, como a Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) e o concurso internacional Canguru de Matemática. Muitos participantes conquistaram premiações nestas três competições, entre as quais quatro medalhas de ouro, seis medalhas de prata, oito bronzes, além de várias menções honrosas. No ano de 2019, os alunos do IFRS – Campus Osório obtiveram a melhor participação do campus em olimpíadas de matemática, conquistando uma medalha de prata, dois bronzes e cinco menções honrosas na OBMEP, e uma menção honrosa na OMIF.