‘Meninas na Ciência’: Projeto seleciona participantes e inicia com desafios

A sala de aula lotada com 28 jovens das escolas Osvaldo Amaral, General Osório e Albatroz na seleção do projeto “Meninas na Ciência” é o retrato do interesse crescente das mulheres pelas áreas de ciência, tecnologia e engenharias. Realizada no dia 26 de março de 2019, a triagem definiu as nove estudantes do 9º ano do ensino fundamental contempladas para participar da ação coordenada pela professora Flávia Twardowski.
Também integram o grupo duas alunas dos cursos superiores do campus e um professor de cada instituição de ensino envolvida. “Eles participarão de todos os encontros do projeto, com algumas atividades mais focadas nas práticas docentes. O objetivo é que prospectem a ciência em suas escolas, como multiplicadores”, explica Flávia Twardowski.
O primeiro encontro do grupo aconteceu nesta terça-feira, 02 de abril, com desafios que marcaram bem o início do projeto. As atividades acontecem duas vezes por semana, até março de 2020, e contarão com a orientação das outras seis docentes do campus que integram a ação. Algumas atividades do cronograma serão abertas a todas as meninas que participaram da seleção.
Sobre o projeto
Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem por objetivo despertar o interesse para a pesquisa cientifica e tecnológica e estimular a formação de mulheres nas áreas de ciências exatas, computação e engenharias no Brasil. Além disso, a iniciativa visa combater a evasão de estudantes dos cursos de graduação nas áreas e aproximar as escolas públicas de Educação Básica das Instituições de Ensino Superior.
As estudantes envolvidas no projeto e os docentes externos ao campus possuem vínculo como bolsistas. Para o ensino fundamental a bolsa é de R$ 100,00 mensais; para o nível superior o valor é de R$ 400,00; já para os docentes o subsídio é de R$ 550,00 mensais.