Projeto está na final do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

Projeto é finalista do Jovem da Água de Estocolmo

Realizado em mais de 30 países, o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP) anuncia nesta segunda-feira, 06 de junho de 2022, o projeto brasileiro finalista que participará da sua etapa internacional em Estocolmo, na Suécia, no mês de agosto, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week). A pesquisa do Campus Osório “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais” está entre os cinco concorrentes.

As estudantes autoras do projeto, Camily Pereira dos Santos e Laura Nedel Drebes, do ensino médio integrado, e a professora orientadora Flávia Twardowski, estão no Rio de Janeiro participando das atividades do Prêmio, que está integrado à Conferência Internacional Rio 2030, que acontece no Museu do Amanhã. Elas são as únicas representantes do Rio Grande do Sul e também de institutos federais.

A docente destaca o suporte recebido da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), uma das instituições organizadoras do SJWP – Brasil, por meio do Programa Jovens Profissionais do Saneamento: “Desde o anúncio dos selecionados para etapa final estamos sendo guiados e apoiados pela ABES, inclusive com a mentoria das estudantes”.

As jovens desenvolveram materiais absorventes a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira e também um biofilme com resíduos da indústria nutracêutica -alternativa mais barata e ambientalmente sustentável para a confecção de absorventes higiênicos, em comparação com o algodão e os plásticos comumente utilizados. O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual.

Sobre o Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (SJWP)

O SJWP conta com a participação de milhares de jovens inovadores entre 15 e 20 anos, de mais de 30 países, encorajando o interesse em desafios relacionados à água e sustentabilidade. No Brasil, o prêmio é realizado desde 2017.

Criado em 1997 pelo SIWI – Instituto Internacional de Águas de Estocolmo (Stockholm International Water Institute), o prêmio é organizado anualmente em duas etapas: uma nacional, realizada em cada um dos países participantes, e uma internacional, na qual ocorre a grande final em Estocolmo, na Suécia, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo (Stockholm World Water Week). A princesa Vitória da Suécia é a patrona do prêmio.