Projeto de extensão IFMUNdi promove evento com participação de estudantes de todo país

Evento IFMUndi reuniu estudantes de todas as regiões do país

A quinta edição do projeto IFMUNdi realizou sua primeira simulação do ano durante os dias 29 e 30 de setembro de 2021: a Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000, foi revivida por estudantes de sul a norte do Brasil, oriundos de 16 cidades, de nove estados e 14 instituições educacionais diferentes.

O evento aconteceu de forma totalmente virtual por meio da plataforma Google Meet, em quatro sessões, divididas nos turnos da manhã e da tarde. Os estudantes representaram líderes de Estados-membros da ONU (África do Sul, Afeganistão, Inglaterra, México, Alemanha, Brasil, Egito, Espanha, Canadá e Índia) debatendo quatro dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs): acabar com a fome e a miséria; atingir o ensino básico universal; igualdade entre sexos e valorização da mulher; e qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Os temas foram escolhidos por consulta pública. Enquanto os estudante delegados debatiam, outros atuavam como jornalistas de veículos internacionais de comunicação (Granma e Al Jazeera) produzindo notícias, construindo reportagens e realizando coletivas de imprensas divulgadas nas redes sociais Twitter e Instagram.

Dias antes da simulação, para familiarizar os participantes com a dinâmica, a equipe construiu e promoveu uma oficina abordando os formatos do evento IFMUNdi. Os participantes discutiram uma temática inusitada: um fórum da saga de Harry Potter, com o Gabinete da Segunda Guerra Bruxa (Comensais da Morte vs. Ordem da Fênix), noticiados pelo famoso jornal bruxo, o Profeta Diário. A contextualização do evento se deu na volta de Voldemort e na possibilidade da reunião de todos os bruxos da sociedade debaterem os rumos do mundo bruxo, mantendo, alterando ou excluindo leis do Ministério da Magia.

Os participantes também receberam materiais para subsidiar sua participação nos debates, como cartas de posicionamento e guias de regras e de estudos, todos preparados pela equipe discente do V IFMUNdi, composta pelos bolsistas e voluntários Vitoria Pacheco, Victor Santos, Giulia Alves e Melissa Rios, sob coordenação  da professora da área de Ciências Sociais Roberta dos Reis Neuhold.

Entre os participantes do IFMUNdi, a opinião é de que o evento encerra atingindo seu objetivo de levar jovens estudantes a desenvolver seu protagonismo em debates sobre temáticas históricas e ainda atuais. Natália Bittencourt, egressa do Campus Osório e atual estudante da UFRGS destacou: “Gostei demais! A equipe foi muito bem organizada, os materiais enviados com antecedência e os horários bastante acessíveis para mim, pois o tempo menor fez com que as simulações não ficassem cansativas. Além disso, foi bastante interativo, principalmente com os jornalistas”.

A estudante do Instituto Federal de Santa Catarina, Júlia Zimmermann, classificou o IFMUNDI como incrível e disse querer participar novamente: “Valeu super a pena, pois além de ser um estímulo para buscar por mais conhecimento, é também uma forma de desenvolver nosso lado crítico, prestarmos atenção quanto a como expor a nossa opinião, enfim… Eu repetiria sempre e já estou ansiosa para a próxima simulação!”.

O evento foi o primeiro promovido pela V edição do IFMUNdi. Para conhecer mais este projeto de extensão do Campus Osório que vem unindo estudantes de todo o país para debater democraticamente agendas de desenvolvimento e pautada nos direitos humanos, acompanhe a página do Instagram do IFMUNdi: https://www.instagram.com/ifmundi/