Plataforma Aprenda Mais disponibiliza novos cursos gratuitos

Divulgação Plataforma Aprenda Mais

Desenvolvida pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e lançada pelo Ministério da Educação, a plataforma Aprenda Mais disponibilizou mais 20 cursos abertos, massivos e on-line. Ao todo, o ambiente virtual já soma 110 cursos gratuitos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com emissão de certificados pela própria plataforma para os concluintes.

Em quatro meses de atividade, já são mais de 90 mil pessoas matriculadas nos cursos, concretizando a oferta de qualificação para a comunidade. O objetivo dos idealizadores é que até o final de 2025 se alcance a meta de 820 mil estudantes matriculados nos cursos.

Entre os novos cursos, destacam-se as áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer, Segurança, Recursos Naturais, Produção Cultural e Design, Produção Alimentícia, Gestão e Negócios e Desenvolvimento Educacional e Social. São temas:

• Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
  • Contabilidade Básica
  • Contabilidade Comercial
  • Ética Profissional
  • Finanças Públicas
  • Gestão de Documentos e Arquivística
  • Gestão de Marketing
  • Logística
  • Planejamento e Gestão governamental
  • Rotinas Trabalhistas
  • Alimentação e Nutrição no Brasil
  • Gastronomia: eventos
  • Organização e Operação de Cozinhas Escolares
  • Panificação
  • Produção e Industrialização de Alimentos
  • Artes Visuais
  • Agroecologia
  • Matérias-Primas de Origem Animal
  • Segurança do Trabalho
  • Segurança e Operacionalidade de Evento

Para realizar os cursos os interessados devem acessar a Plataforma APRENDA MAIS e realizar o cadastramento. Na sequência, escolher e clicar no nome do curso pretendido.

Sobre a Plataforma

Plataforma Aprenda Mais lançada pelo Ministério da Educação no dia 24 de setembro de 2021 foi desenvolvida pelo IFRS, em projeto executado pela Coordenadoria de Educação a Distância (EaD). O lançamento ocorreu durante a primeira edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. O projeto é fruto de uma parceria entre o MEC, IFRS e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A plataforma é uma ferramenta para a oferta, por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), de cursos de curta duração (de 20h a 60h) abertos e on-line gratuitos. Há opções em diversas áreas do conhecimento, com emissão de certificados para os concluintes. O projeto teve início em 2020 com o objetivo de ampliar a disponibilização de cursos a distância de qualificação profissional ofertados por diferentes instituições da Rede, reunindo-os em um mesmo espaço virtual.