Oficinas de Libras são ofertadas à comunidade do Litoral Norte

O projeto de extensão, intitulado: “Oficina de Libras: o ensino da Língua Brasileira de Sinais para ouvintes”, coordenado pela Profª Drª. Aline Dubal Machado, oferecerá oficinas a partir de junho. A iniciativa ocorre no Campus Osório desde 2014 e responde à grande procura por parte da comunidade externa e interna pelo aprendizado da língua, oficializada pela Lei 10.436/02, e pelo auxílio no cumprimento das legislações vigentes por parte das comunidades escolares.

A demanda crescente está diretamente relacionada à compreensão da necessidade de acessibilidade comunicativa entre as pessoas surdas e ouvintes, reforçada pela inclusão crescente de estudantes surdos no ensino regular e classe com modalidade bilíngue na região do Litoral Norte Gaúcho, que buscam a eliminação de barreiras de comunicação garantindo à comunidade surda os seus direitos, como a atenção às suas necessidades básicas de comunicação e ao acesso à educação de qualidade. Desde a promulgação do Decreto Federal Nº. 5.626/2005, todas as escolas, instituições de ensino e Universidades do País têm a obrigação de oferecer Libras aos profissionais da educação, amigos de surdos, familiares de surdos e interessados.
Há dez anos o Campus Osório do IFRS promove o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) à comunidade ouvinte interessada e engajada com processos inclusivos educacionais e sociais. Nesta perspectiva inclusiva, as oficinas de Libras colaboram com o avanço da cidadania, oportunizando que as pessoas surdas tenham direito à comunicação pela sua língua natural – Libras e, para que isso ocorra, faz-se necessário, que as pessoas ouvintes nos mais variados contextos sociais tenham o conhecimento da língua para uma comunicação acessível e legítima, promovendo interação e diálogos colaborativos mais inclusivos.

Assim, ofertam-se duas turmas, sendo uma de Nível I (iniciantes/básico) e outra de Nível II (conversação/aprofundamento de vocabulário) com carga horária de 50 horas. A carga horária é composta por encontros presenciais (1 horas e meia de duração) e online (com a realização de sequências de atividades planejadas para a prática da Libras, por meio da produção de vídeos no ambiente virtual de aprendizagem Mãos Sinalizantes, tendo atividades semanais). Compreende-se, que o procedimento metodológico desenvolvido entre o presencial e o virtual mediam o aprendizado da Libras e criam-se andaimes para ampliação de vocabulários em Libras e construções práticas dessa língua.

Oficina de Libras

Nível I das 18h até 19h30.

Nível II das 19h30 até 21h.

Critério de participação: o participante deve ter o Ensino Fundamental completo e acesso à internet (pois ocorrerão além dos encontros presenciais também atividades em ambiente virtual de aprendizagem) para Nível I e II. Ainda para o Nível II, o participante deve ter concluído o Nível I ou ter concluído a disciplina de Libras ou a certificação de outro projeto com carga horária de no mínimo 50 horas.

As inscrições serão via e-mail: [email protected] –  e os participantes devem enviar o nome completo e o número do CPF.
As vagas serão por ordem de envio de e-mail, completando 25 vagas em cada turma.

Período de Inscrição: 03 a 07 de junho.

Início: 10 de junho, sempre nas segundas-feiras os encontros presenciais do projeto.