Neabi do campus organiza evento Novembro Negro com a UFRGS

Arte campus parceiro na organização do Novembro negro da UFRGS Campus Litoral Norte

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Osório é parceiro do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na organização das atividades programadas para o período de 18 a 26 de novembro do evento Novembro Negro. Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a ação teve início no dia 23 de outubro e irá até o dia 8 de dezembro com a realização de mais de 50 ações diversificadas que abrangem toda a comunidade.

Nos dias 20 e 25 de novembro, a presidente do Neabi, professora Adriana Quadros, atuará como mediadora de suas atividades: a Afrogeo Literatura ‘Literatura Negra’ e a Intervenção Poética ‘Poetas Vivos’. Ambas acontecem a partir das 19h30 pela plataforma Google Meet. Para a primeira, é necessário realizar inscrições no link bit.ly/3pegsgX. Para a Intervenção Poética, basta acessar meet.google.com/qsp-vebd-qqq no dia e horário do evento.

O Afrogeo Literatura é um projeto de extensão do Neabi do Campus Osório com equipe formada por estudantes do Ensino Médio Integrado e da graduação em Letras, sob coordenação da professora de geografia Adriana Quadros. O objetivo é apresentar algumas autoras negras, dentre as quais Dalva Maria Soares, que é a convidada do encontro do Novembro Negro. Os participantes receberão certificado de 2h.

Sobre o Novembro Negro

As ações desenvolvidas para 2020, tais como webinários, lives, declamação de poesias e minicursos têm em comum nos seus conteúdos uma agenda com pautas antirracistas, feministas, de gênero e sexualidade e de reforço da identidade e valorização da cultura da população negra. Serão abordados temas como o racismo estrutural, racismo institucional, genocídio e etnocídio, juventude da população negra e comunidades quilombolas, através de atividades desenvolvidas junto a professores, servidores técnico-administrativos, alunos, pesquisadores, lideranças comunitárias, entre outros, em uma relação horizontal, levando a universidade a exercer seu papel social.

> Mais detalhes e programação completa no site ufrgs.br/novembronegro/

Informações do site ufrgs.br/campuslitoralnorte/