MoExP: Evento conecta mais de 500 pessoas

Arte matéria pós-evento MoExP

Três dias dedicados à ciência. Assim pode ser resumida a 10ª edição da Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa (MoExP) do Campus Osório. Realizada nos dias 2, 3 e 4 de março de 2021, reuniu nos ambientes virtuais do evento mais de 500 pessoas entre apresentadores e avaliadores de trabalhos, ministrantes e participantes de minicursos, membros das equipes da Maratona de Programação e espectadores das palestras.

Para o Diretor de Pesquisa e Inovação do campus, Marcelo Vianna, presidente da Comissão Organizadora da MoExP, apesar do difícil contexto, a 10.ª edição da mostra oportunizou um espaço virtual de celebração e trocas de conhecimentos: “Estudantes, orientadores e avaliadores, não só dos campi do IFRS, mas de diferentes instituições de ensino do país, se fizeram presentes para reafirmar os papéis da Ciência e da Educação como agentes transformadores de nossa sociedade. Foi emocionante acompanhar as sessões simultâneas de apresentações nas salas virtuais e ver ali os participantes compartilhando suas pesquisas, seus trabalhos de Extensão e Ensino, a distância, na segurança de seu lar. Foi desafiador fazer um evento sob estas circunstâncias, mas, sem dúvida, a MoExP conseguiu cumprir o que se propôs desde suas origens – ser um espaço de divulgação científica, oportunizando a participação de todas as áreas do conhecimento”, destacou.

A abertura da MoExP ocorreu às 15h, pelo canal do campus no YouTube, com falas do reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, da diretora do Campus Osório, Flávia Twardowski e do presidente da Comissão Organizadora do evento, Marcelo Vianna. Todos destacaram a importância da ciência e da tecnologia, principalmente frente à pandemia que o mundo está enfrentando, e desejaram sucesso ao evento.

“O Campus Osório, há mais de 10 anos, cumpre um papel fundamental e estratégico no desenvolvimento do litoral norte gaúcho. Não apenas por oferecer vagas de ensino público, gratuito e de qualidade (e faz isso muitíssimo bem!) mas, principalmente, pela inserção que tem em toda a região. São dezenas e dezenas de projetos desenvolvidos de pesquisa, de extensão, de ensino. Existe um envolvimento muito grande entre a comunidade osoriense e o campus. (…) Como reitor, me enche de orgulho ver a quantidade de projetos que a gente tem desenvolvido aí, principalmente em momentos difíceis com o esse, pandêmico, onde tudo indicava que nada faríamos. Pelo contrário, estamos aqui celebrando a vida, celebrando a pesquisa, a extensão, tudo que o Campus Osório faz pela região… Celebrando a história que já nos enche de orgulho, com protagonistas que saem de Osório pra ganhar o mundo!”, disse o reitor em seu pronunciamento.

A diretora Flávia Twardoswki complementou: “Jamais poderíamos imaginar, há um ano atrás, que estaríamos fazendo um evento científico de forma virtual. (…) O Campus Osório, como bem disse o nosso reitor, vêm trazendo para a nossa comunidade tantos trabalhos significativos… Ele participa da vida de vocês , assim como vocês participam da nossa. Um exemplo é o controle da Covid da cidade [sistema de monitoramento utilizado pelas prefeituras de Osório e de Capão da Canoa] que foi feito por estudantes e colegas do campus. E é assim que a ciência acaba solucionando e resolvendo nossos problemas, fazendo parte da vida dos nossos estudantes, como protagonistas do que aprendem dentro do Campus Osório, do que vivenciam no nosso litoral norte gaúcho e do que a gente, enquanto servidores públicos federais, conseguimos entregar a nossa comunidade”.

Durante a 10ª MOExP foram apresentados 192 trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, de ensino médio/técnico, superior e de pós-graduação de 37 instituições de ensino do país, promovidos dez minicursos sobre as mais diferentes temáticas, exibidas três palestras e realizada a 7ª edição da Maratona de Programação.

As palestras, transmitidas pelo canal do Campus Osório no YouTube, estão disponíveis para acesso. Na primeira noite, Pedro Manuel Pinto Teixeira (docente do Instituto Politécnico da Guarda, de  Portugal, e mestre em Computação Móvel) falou sobre ‘O poder da tecnologia digital no combate à pandemia’; No dia 3, teve o bate-papo ‘Bolsas em universidades internacionais’, com o estudante do campus Gabriel Silva Teixeira, do 4.º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que conquistou cinco bolsas de estudo no exterior; No encerramento da MoExP, Eliade Ferreira Lima (cientista e docente da Unipampa – Campus Uruguaiana, pós-doutora em Astrofísica Estelar) contou sua trajetória em paralelo com a temática ‘A presença feminina na Ciência’.

O evento encerrou com o anúncio dos trabalhos “Destaque”, que podem ser conferidos no site da MoExP. Lá também estão disponíveis resumos de todos os trabalhos que foram apresentados. Há também vídeos ou pôsteres, encaminhados por seus autores.

Sobre o evento

O objetivo geral da MoExP é contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das Instituições públicas e privadas de Ensino Fundamental, Médio, Superior e Pós-graduação. Nesta 10ª edição, a Mostra aconteceu em duas etapas. A primeira, voltada à projetos de pesquisa que buscavam credenciamento nas feiras afiliadas Febrace 2021 e Mostratec 2020, foi realizada de 3 a 5 de novembro de 2020. A segunda, para todos os tipos de trabalhos (Ensino, Pesquisa e Extensão), foi promovida de 2 a 4 de março de 2021.