MoExP é ensino, pesquisa, extensão e arte, no campus e no centro da cidade

Evento retomou o formato presencial

A 12ª edição da Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa do Campus Osório (MoExP) movimentou a comunidade interna e externa nos dias 8 e 9 de setembro de 2022. A programação intensa incluiu apresentações de trabalhos, oferta de minicursos, exposições e apresentações artístico-culturais e a realização da 9ª Maratona de Programação.

O evento teve sua abertura oficial na manhã de 8 de setembro, no Largo dos Estudantes, com a atuação dos estudantes Klaus Kaiser e Théo Petró como mestres de cerimônias. Iniciou com a fala de boas-vindas da diretora-geral do Campus Osório, Flávia Twardowski, também presidente da Comissão Organizadora da MoExP. Ela foi acompanhada no palco pelos membros da equipe de gestão do campus: diretora de Ensino, Fabiana Gerusa Leindeker da Silva; diretora substituta de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Rafaela Fetzner Drey; Diretor substituto de Extensão, Augusto Weiand; e o diretor de Administração e Planejamento, Éder José Morari.

Flávia destacou a felicidade de estar com o evento novamente presencial e no centro da cidade, compartilhando as produções científicas do Campus Osório e das mais de 20 instituições de ensino participantes, de diversos municípios do litoral e do Rio Grande do Sul. A diretora quebrou o protocolo ao chamar ao palco para uma homenagem o professor aposentado Gil Davolgio, que integrou a comissão responsável por trazer para Osório uma unidade do IFRS. Emocionado, ele destacou seu orgulho em ter atuado de forma incisiva no processo que resultou na implantação do IFRS no município.

Na sequência, subiram ao palco a equipe de gestores da reitoria do IFRS. Os discursos, carregados com o desejo de um ótimo evento e com a alegria de estar novamente partilhando saberes de forma presencial, iniciaram com a pró-reitora adjunta de Desenvolvimento Institucional, Letícia Martins de Martins, e seguiram com a pró-Reitora de Administração, Tatiana Weber, o pró-reitor de Ensino, Lucas Coradini, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Eduardo Girotto, a pró-Reitora de Extensão, Marlova Benedetti, e o magnífico reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Júlio Xandro Heck.

Também fizeram-se presentes na solenidade de abertura o diretor de Administração e Planejamento do Campus Canoas, Jair Bruschi Junior, e o coordenador de Infraestrutura Julio Moisés da Silva, que representam a diretora Patrícia Nogueira Hübler; e o pró-reitor de Planejamento e Administração do Centro Universitário Cenecista de Osório (Unicnec), Ivandro Coimbra da Silva, representando a reitora Ludinara do Nascimento Scheffel.

A manhã encerrou com apresentações artísticas do projeto Afrobeat, coordenada pelo professor Estêvão da Fontoura; banda ‘Carol e os outros Caras’, do Campus Farroupilha, coordenada pelo jornalista Nicolas Fonseca; banda Polisenso, conduzida pelo bolsista Wilher Welter; banda Fruki Verga, de estudantes do 4º ano; e o Grupo Instrumental do Campus Osório.

A tarde foi dedicada à exposição e apresentação de mais de noventa banners de trabalhos de Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Paralelamente, das 13 às 16 horas, foi exibida no telão do palco a exposição de Artes Visuais “Anseios Artísticos”, de trabalhos livres criados por estudantes do campus, sob coordenação do professor Estevão da Fontoura.

À noite, o evento migrou para as dependências do Campus Osório, com as apresentações dos 40 títulos de graduação e pós-graduação e realização da 9ª Maratona de Programação, que contou com a participação de três equipes, num total de nove participantes. O grupo vencedor da Maratona resolveu seis dos oito desafios propostos.

Na sexta-feira (09), o evento iniciou no auditório, com a apresentação musical dos primeiros anos. Às 9h foram promovidos os minicursos “Gênero e diversidade na escola: Construindo pontes entre a literatura e a sociologia para ensinar e aprender”, com Júlia Ferri Pinto (IFRS – Campus Osório) e Janaina de Souza Bujes (UFRGS); e “Filtro Dos Sonhos”, com Sirlei Bortolini, Lavínia Gonçalves de Azevedo, João Vitor Borba e Mayara Cristini Cettolin (IFRS – Campus Bento Gonçalves).

O turno da tarde abriu com a peça teatral “Bumba meu Boi”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto, de Maquiné, sob coordenação da professora de música Agnes Schmeling. Das 9h às 16h os presentes puderam conferir uma exposições de artes visuais no saguão e no Bloco B.

O evento seguiu com os minicursos da tarde “Café com Paulo Freire Alvorada 2022: A Pedagogia da Esperança”, com Fábio Azambuja Marçal, Bruno Gomes Cardoso e Tainá Nunes da Silva (IFRS – Campus Alvorada); “Fractais e a Progressão Geométrica: vamos construir?”, com Jessica Lopes Monteiro e Aline Silva De Bona (IFRS – Campus Osório); “Metodologias para a Pesquisa Social-1”, com Maria Cristina Schefer (UERGS); e “Teatro do Oprimido: Ser humano é ser teatro! – despertando corpos poéticos em ação”, com Marina Xavier Paes (SEDUC/RS – 11ªCRE).

A cerimônia de encerramento da 12ª MoExP começou às 19h, com apresentação de flauta do projeto Flautosoar, e após foram divulgados os trabalhos destaques e os vencedores da Maratona de Programação, que podem ser conferidos abaixo:

> Confira a galeria de imagens do evento: