Mais uma escola de Maquiné participa de projeto de educação musical promovido pelo campus

Para 25 estudantes e duas professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Floriano Peixoto, localizada na Prainha, em Maquiné, o ano de 2021 foi de aproximação com a arte. O grupo foi contemplado com o projeto de extensão Flautasoar, do Campus Osório, que ofereceu oficinas de flauta doce no período de julho a dezembro.

Este é o segundo projeto realizado no município pelo Programa de Música do Campus Osório. De 2016 a 2019, com atividades de iniciação musical, a Escola Estadual Quilombola de Ensino Médio Santa Terezinha, da localidade de Morro Alto, pôde colocar em uso os instrumentos musicais adquiridos em 2011, que estavam guardados por não haver no quadro docentes com conhecimentos sobre música. > Confira a reportagem de encerramento do projeto no Campus Osório Notícias (a partir dos 5 min e 28 seg).

O Flautasoar iniciou de forma remota, com os jovens, entre 10 e 16 anos de idade, assistindo às aulas pelos celulares de duas professoras. A coordenadora da ação, professora Agens Schmeling conta que foram momentos de muita dificuldade, mas também de êxito: “Na escola não tinha internet e as crianças e adolescentes também não possuíam celular, mas com o apoio das docentes não tivemos nenhuma desistência. Eles se superaram perante as pequenas telas dos telefones, em aprender a tocar um instrumento que não conheciam ou tinham contato. Persistiram, se ajudaram, tiveram paciência e muita vontade em aprender e aproveitar o que lhes era proposto”.

Os encontros passaram a ser presenciais em outubro, com 3h de atividades semanais. No repertório das oficinas, músicas de escolha dos participantes e algumas sugestões das ministrantes, as bolsistas Letícia Gomes, do curso Técnico em Música do IFRS – Campus Porto Alegre, Manoela Krauss, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Osório, além da professora Agnes.

Realização de evento

Com Prefeitura Municipal de Maquiné, o projeto promoveu, na manhã de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, uma live homenageando a cultura afro-brasileira, com apresentação artística do grupo Samba Delas, de Porto Alegre. Estudantes entrevistaram a flautista Aline Mares dos Santos, que contou sua história de vida na música, iniciada no projeto sócio-musical da Orquestra Villa Lobos.

O evento foi realizado na sede da escola, oferecendo um evento cultural para participação da comunidade de Maquiné, principalmente para os estudantes das séries finais do ensino fundamental. Samba, pagode e MPB animaram o público.

Sobre o projeto

O Flautasoar está vinculado ao Programa Música no IFRS, campus Osório que entre outras metas, visa o diálogo com a comunidade externa por meio de instituições parceiras, o acesso à arte e cultura, a troca de experiências educativo-culturais, o ensino-aprendizado musical e a efetivação da Lei N°13.278/16, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Também propicia o desenvolvimento da criatividade, da sensibilização, da reflexão crítica, do bem estar e do gosto pela música dos participantes e da comunidade que os rodeia.

Crédito das Imagens: Edgar Richard Monteiro Alves – Comunicação da Prefeitura de Maquiné