Estudantes vinculados ao projeto (Des)pluga apresentam trabalhos em evento da Espanha

Estudante participou de evento na Espanha

Os estudantes Lucas Pinheiro Alves, do curso superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e Natália Bernardo, egressa do Ensino Médio Integrado e licencianda em Matemática da Universidade de Passo Fundo, representaram o Campus Osório de forma presencial (seleção no Edital IFRS Nº 10/2022) e online, respectivamente, no XX Congreso Internacional de Investigación Educativa. A participação no evento, realizado em Santiago de Compostela, na Espanha, entre os dias 14 e 17 de junho de 2022, deu-se por meio do projeto “(Des)pluga: O pensamento computacional atrelado a atividades investigativas e a uma metodologia inovadora”, do qual os dois fazem parte.

Orientado pelas professoras Aline De Bona e Anelise Kologeski, o (Des)pluga existe desde 2020, integrando o grupo de pesquisa “Matemática e suas Tecnologias (MATEC)”. O projeto tem por objetivo a elaboração de um material didático que trabalhe o pensamento computacional na educação básica. Para compartilhar os resultados já obtidos, os estudantes apresentaram três trabalhos e um pôster, com os seguintes títulos:

“Construa uma casa: relato de experiência de atividade investigativa utilizando algoritmos através do pensamento computacional”; “(DES)Pluga: uma pesquisa-ação para o desenvolvimento do pensamento computacional na Educação Básica brasileira através de atividades plugadas e desplugadas”; “Um estudo do pensamento computacional atrelado aos temas contemporâneos transversais presentes nos livros didáticos de matemática do novo ensino médio brasileiro”; e“Um estudo de metodologias inovadoras para a elaboração de atividades com o uso do pensamento computacional para a educação básica brasileira”.

O evento, organizado pela “Asociación Interuniversitaria de Investigación en Pedagogía (AIDIPE)” teve como tema educação inclusiva e equitativa de qualidade. As discussões permearam questões como a adaptação dos alunos e da família ao ensino presencial, misto e a distância, bem como à ambientes de aprendizagem virtual.