Estudantes recebem o Prêmio Geração Glamour 2022 Máxima Potência na categoria Cientista

Estudantes recebem o Prêmio Glamour

Em uma noite de muita badalação, as estudantes de ensino médio do Campus Osório Laura Nedel Drebes e Camily Pereira dos Santos, que desenvolveram absorventes higiênicos de baixo custo e ambientalmente sustentáveis, receberam o Prêmio Geração Glamour 2022 Máxima Potência na categoria Cientista. A cerimônia foi realizada na noite de 24 de outubro, no JW Marriott Hotel São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Revista Glamour Brasil, com apresentação de Sabrina Sato e Linn da Quebrada.

A premiação concedeu troféus para mulheres que fizeram a diferença em áreas distintas, num total de 15 categorias que contemplam desde quem tem trabalha em prol da saúde física e mental até quem explodiu com milhões de views nas redes sociais. Segundo o site da Glamour, “maneiras diferentes e complementares de chacoalhar a sociedade rumo a um futuro mais inclusivo e equitativo”.

Convidados ilustres estiveram presentes para brindar os feitos e as conquistas de mulheres disruptivas e inovadoras na moda, beleza, ciência, tecnologia, entretenimento e mais frentes de atuação. As jovens cientistas do Campus Osório receberam seus troféus das mãos da atriz Isis Valverde, que ressaltou que a pobreza menstrual é questão de saúde pública e de educação.

Como sempre, de mãos dadas, as jovens subiram ao palco para receber o prêmio. Linn destacou que a pesquisa contribui não só para mulheres, mas para todas as pessoas que menstruam: “Corpos que não tem acesso e que vem sendo empobrecidos”.

Em sua fala, Camily relatou que foi de uma conversa que teve com a sua mãe, quando descobriu que a mesma havia enfrentado a pobreza menstrual, que nasceu a motivação de realização da pesquisa e da sua aproximação com a ciência.

“Eu via a ciência como algo completamente longe da minha realidade, como uma aluna de escola pública que nunca teve acesso a oportunidade no meu ensino fundamental. Porém, foi quando eu descobri o IFRS – Campus Osório, que é o Instituto Federal lá da minha cidade, que proporcionava projetos de pesquisa. E até o momento eu não via a pesquisa como algo que eu, uma menina, poderia fazer, porque a gente tem sempre aquela visão de um cientista como sendo um homem, velho, branco, fazendo experimentos no laboratório… Mas não é isso. Eu vi que eu também podia fazer ciência! E foi através de uma conversa com a minha mãe que eu descobri, primeira vez que eu vi falar sobre a questão da pobreza menstrual, que é a falta de acesso a materiais básicos de higiene, a infraestrutura e a informações também acerca do período menstrual. E eu jamais imaginaria que essa questão estaria tão próxima de mim, tão próxima da minha família. E então foi nesse momento que o SustainPads surgiu. E eu não imaginaria também que esse projeto ficaria tão grande a ponto de impactar tantas pessoas e a ponto da gente representar o nosso país numa competição internacional com um projeto que fala sobre dignidade menstrual. E tudo isso serve para gente aprender que a ciência precisa de mulheres, a ciência precisa de mais diversidade e de mais representatividade”. Camily Pereira dos Santos, 18 anos, estudante do 4º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Laura agradeceu a oportunidade de estar recebendo um prêmio de tamanha importância ao lado de pessoas tão inspiradoras e dedicou a conquista para a docente orientadora do projeto, Flávia Twardowski, e para o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

“A professora Flávia é uma professora especial, porque é o exemplo mais claro de ser incansável e sobre entrega que eu conheço. O meu sonho era ser aluna da Flávia e hoje eu digo com muito orgulho que eu sou uma das filhas do coração dela. Eu costumo dizer que ela dedica a vida dela para transformar a vida dos alunos. E foi isso que ela fez com a nossa vida! Sem ela a gente não teria chegado até aqui , não teria conquistado e vivido tanta coisa incríveis que a gente tem vivido! Flávia, eu te amo do fundo do meu coração! E em teu nome, como nossa professora, eu dedico também este prêmio a nossa instituição, o Instituto Federal. IFRS – Campus Osório, que nos proporciona um ensino público, gratuito e de extrema qualidade!”. Laura Nedel Drebes, 19 anos, estudante do 4º ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.

> Confira o vídeo da entrega da Premiação

Sobre a pesquisa “SustainPads: Absorventes Sustentáveis e acessíveis a partir de subprodutos industriais”

As jovens desenvolveram absorventes higiênicos mais baratos e ambientalmente sustentáveis, em comparação com os produtos encontrados no mercado, de algodão e plástico. O baixo custo dos absorventes, que é de R$ 0,02 em média, contribui para reduzir o problema da falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual.

Os materiais absorventes foram produzidos a partir das fibras da palmeira juçara e do pseudocaule da bananeira (subprodutos industriais da região do litoral norte). Do resíduos da indústria nutracêutica (de cápsulas de medicamentos), as estudantes criaram um biofilme que envolve a parte interna do absorvente e é colocado dentro de suportes feitos com sobras de tecido.

A pesquisa já rendeu mais de 30 premiações, entre os quais o Prêmio de Excelência na grande final do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP), realizada na Suécia no final de agosto.

> Relembre a notícia: Destaque mundial: Projeto de absorventes sustentáveis conquista Prêmio de Excelência na Suécia